"PUMA" DO REINO-UNIDO NA ILHA DE CHIPRE


Akrotiri, Chipre
14 de Março de 2023

Um helicóptero Westland Puma HC.Mk 2 ao serviço da 33.ª Esquadra da "Royal Air Force" do Reino-Unido, num exercício de salvamento em Akrotiri, na República de Chipre, a 14 de Março de 2023.

A "Royal Air Force" opera em Chipre a partir da sua Base Aérea de Akrotiti, no Sul da ilha, geo-referenciação 34.590556, 32.987778 , https://goo.gl/maps/qrcPnyi5Q7CLvhB6A . Trata-se de uma "Permanent Joint Operating Base" que presta apoio às actividades estratégicas das Forças Armadas do Reino Unido no Mediterrâneo e no Médio Oriente, bem como às autoridades da República de Chipre em matérias policiais e de protecção civil.

Resultado de uma modernização da plataforma Westland Puma HC.Mk 1 (SA 330E), o HC.Mk 2 entrou ao serviço das Forças Armadas do Reino-Unido entre 2012 e 2014, tendo sido produzidas 24 unidades. Entre diversas melhorias e actualizações incorpora dois motores Turbomeca Makil 1A1, novos rotores da cauda, novos aviónicos e sistema de comunicações seguras, protecção balísitica para a tripulação e passageiros, sistema de contra medidas defensivas e o aumento substancial da sua capacidade de carga e autonomia operacional.

Foto por Kirwan-Taylor | Ministério da Defesa do Reino-Unido (MoD UK)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas