EMBARCAÇÃO RIBEIRINHA DE COMBATE


Bogue Field, North Carolina, EUA
Fevereiro de 2012

Uma embarcação ribeirinha para pequenas unidades ("Small Unit Riverine Craft", SURC) afecta à Esquadra Ribeirinha 1 (RIVRON 1) da Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy"), no decurso do exercício "Bold Alligator", em Fevereiro de 2012, em Bogue Field, Swansboro, North Carolina, EUA.

Este tipo de embarcação é uma plataforma multi-propósito, permitindo, em âmbito ribeirinho ou no litoral marítimo, dotar as forças em operação de mobilidade táctica e de poder de fogo em contexto hostil. Pode executar missões de infiltração e exfiltração de pequenas unidades, reconhecimento, comando e controlo, patrulha, apoio logístico e apoio à evacuação médico-sanitária.

Foi já usada em combate, designadamente pela Esquadra Ribeirinha 1 (RIVRON 1), Esquadra Ribeirinha 2 (RIVRON 2) e Esquadra Ribeirinha 3 (RIVRON 3), na Barragem de Haditha ("حديثة") e zonas ribeirinhas envolventes, na província de Anbar, a 240 km a Noroeste da capital Baghdad, no Iraque, entre 2007 e 2008. Esteve aqui afecta à protecção da Base Operacional Avançada das Forças dos EUA naquele ponto, bem como ao garante da segurança para as populações em redor da albufeira, muitos deles pescadores.

Construída pela Raytheon Naval & Maritime Integrated Systems / Safe Boats International / Boat Masters, a SURC é uma embarcação de 12 metros de comprimento e 3,1 metros de boca, de casco rígido em alumínio, de 10 toneladas, propulsionada por dois motores diesel de 6 cilindros, Yanmar 6LY2A-STP, de 440 hp, que lhe permitem, com uso dos seus "water jets" Hamilton HJ292, passar de 0 a 25 nós em 15 segundos, tendo uma velocidade máxima de 40 nós (em cruzeiro, 35 nós). Tem um alcance operacional de 250 milhas náuticas (cerca de 460 km). Contando com protecção balística de casco e postos, possui 3 pontos de fixação de armamento onde pode estar equipada com uma metralhadora pesada M2HB 12.7 x 99 mm, uma metralhadora M240B 7.62 x 51 mm e uma "minigun" M134D 7.62 x 51 mm. Pode contar ainda, à ré, com 4 lançadores M-257 de granadas de fumo M76 de 76mm.

Em Junho de 2022 o Governo dos EUA, através do respectivo Departamento de Defesa, anunciou formalmente a transferência para a Ucrânia de várias embarcações de perfil costeiro e ribeirinho, parte do equipamento usado pela Marinha dos Estados Unidos, em concreto: 2 SURC, 6 patrulhas marítimos de combate e 10 patrulhas "Dauntless Sea Ark".

Foto por Christian Shepherd

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA