BAIXA ALTITUDE A GRANDE VELOCIDADE NO SAHEL


Sahel
2021

Voo a muito baixa altitude de um Dassault Mirage 2000D da Força Aérea Francesa, em operação em 2021 a partir da Base Aérea Projectada 101 de Niamey (geo-referenciação 13.481667,2.170278), no sudoeste da República do Níger, a cerca de 200 km da fronteira, a Norte, com a República do Mali, e a cerca de 120 km da fronteira, a Oeste, com o Burkina Faso.
Esta Base Aérea Projectada, estabelecida em 2013, é o ponto estratégico dos meios aéreos envolvidos na Operação "Barkhane" (iniciada a 1 de Agosto de 2014 pelas Forças Francesas) de luta contra o terrorismo e os grupos armados na região do Sahel. Além das missões de CAS ("Close Air Support") a aviação francesa realiza regularmente neste Teatro de Operações as chamadas "demonstrações de presença", como a registada neste vídeo, com passagens a muito baixa altitude e a grande velocidade como forma de, cruzando a vertical de posições consideradas hostis, as demover de acção.




Os meios afectos nesta base pelas Forças Francesas, compreendem, entre outros: cinco aeronaves Mirage 2000D (quatro em configuração de ataque e uma em configuração de recolha de informações, equipada com "pod" Thales NTISR); duas aeronaves de abastecimento em voo Boeing KC 135; uma aeronave C160 Transall de transporte táctico; uma aeronave Casa CN 235 de evacuação médica; 3 "drones" MQ-9 Reaper. A estes recursos acrescem reforços temporários como sejam aeoronave de transporte polivalente A400M ou uma aeronave, da Marinha Francesa, Breguet Atlantique ATL2 de guerra electrónica e recolha de informação.

Vídeo via Força Aérea Francesa ("Armée de l'Air et de l'Espace")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124