BAIXA ALTITUDE A GRANDE VELOCIDADE NO SAHEL


Sahel
2021

Voo a muito baixa altitude de um Dassault Mirage 2000D da Força Aérea Francesa, em operação em 2021 a partir da Base Aérea Projectada 101 de Niamey (geo-referenciação 13.481667,2.170278), no sudoeste da República do Níger, a cerca de 200 km da fronteira, a Norte, com a República do Mali, e a cerca de 120 km da fronteira, a Oeste, com o Burkina Faso.
Esta Base Aérea Projectada, estabelecida em 2013, é o ponto estratégico dos meios aéreos envolvidos na Operação "Barkhane" (iniciada a 1 de Agosto de 2014 pelas Forças Francesas) de luta contra o terrorismo e os grupos armados na região do Sahel. Além das missões de CAS ("Close Air Support") a aviação francesa realiza regularmente neste Teatro de Operações as chamadas "demonstrações de presença", como a registada neste vídeo, com passagens a muito baixa altitude e a grande velocidade como forma de, cruzando a vertical de posições consideradas hostis, as demover de acção.




Os meios afectos nesta base pelas Forças Francesas, compreendem, entre outros: cinco aeronaves Mirage 2000D (quatro em configuração de ataque e uma em configuração de recolha de informações, equipada com "pod" Thales NTISR); duas aeronaves de abastecimento em voo Boeing KC 135; uma aeronave C160 Transall de transporte táctico; uma aeronave Casa CN 235 de evacuação médica; 3 "drones" MQ-9 Reaper. A estes recursos acrescem reforços temporários como sejam aeoronave de transporte polivalente A400M ou uma aeronave, da Marinha Francesa, Breguet Atlantique ATL2 de guerra electrónica e recolha de informação.

Vídeo via Força Aérea Francesa ("Armée de l'Air et de l'Espace")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA