TORPEDO DE BANGALORE NA LETÓNIA
Campo Ādaži, Pierīga, Letónia
10 de Novembro de 2022Um engenheiro de combate do Exército Espanhol ("Ejército de Tierra"), prepara a aplicação de um "Torpedo de Bangalore" (carga explosiva composta por vários tubos interligados), para a destruição de obstáculos no decurso do exercício "Verboom 3", a 10 de Novembro de 2022, no campo de treino de Ādaži, na Letónia. Em primeiro plano, podemos observar a sua arma pessoal, uma espingarda automática Heckler & Koch G36, em calibre 5.56×45mm, equipada com lança granadas de 40mm, Heckler & Koch AG36.
A origem da designação "Torpedo de Bangalore" remonta a 1912, e à invenção do mesmo ter lido lugar em Bangalore, na Índia, por parte do Capitão do Real Corpo de Engenharia do Reino Unido R.L. McClintock, destinado a destruir armadilhas explosivas e barricadas. O Exército Espanhol designa formalmente este equipamento por EXPAL, "Elemento de Pertiga Explosiva", literalmente "Elemento de Vara Explosiva".
O exercício "Verboom 3", focado no âmbito de "sapadores", decorreu no campo de treino de Ādaži, na Letónia, de 7 a 12 de Novembro de 2022, sob a égide do NATO "enhanced Forward Presence Battle Group Latvia" ("NATO eFP BG Latvia"). Todo o exercício "Verboom" envolveu mais de 300 engenheiros de combate em representação de 12 nações. O campo Ādaži, junto da localidade do mesmo nome, na região de Pierīga, situa-se na margem Leste do rio Gauja, a cerca de 20 Km a Nordeste do centro da capital Riga e a 200 Km da fronteira com a Federação Russa.
Foto por Primeiro Sargento Jesús Aguilera ("Ejército de Tierra") via "NATO eFP BG Latvia"
Comentários