TORPEDO DE BANGALORE NA LETÓNIA


Campo Ādaži, Pierīga, Letónia
10 de Novembro de 2022

Um engenheiro de combate do Exército Espanhol ("Ejército de Tierra"), prepara a aplicação de um "Torpedo de Bangalore" (carga explosiva composta por vários tubos interligados), para a destruição de obstáculos no decurso do exercício "Verboom 3", a 10 de Novembro de 2022, no campo de treino de Ādaži, na Letónia. Em primeiro plano, podemos observar a sua arma pessoal, uma espingarda automática Heckler & Koch G36, em calibre 5.56×45mm, equipada com lança granadas de 40mm, Heckler & Koch AG36.

A origem da designação "Torpedo de Bangalore" remonta a 1912, e à invenção do mesmo ter lido lugar em Bangalore, na Índia, por parte do Capitão do Real Corpo de Engenharia do Reino Unido R.L. McClintock, destinado a destruir armadilhas explosivas e barricadas. O Exército Espanhol designa formalmente este equipamento por EXPAL, "Elemento de Pertiga Explosiva", literalmente "Elemento de Vara Explosiva".

O exercício "Verboom 3", focado no âmbito de "sapadores", decorreu no campo de treino de Ādaži, na Letónia, de 7 a 12 de Novembro de 2022, sob a égide do NATO "enhanced Forward Presence Battle Group Latvia" ("NATO eFP BG Latvia"). Todo o exercício "Verboom" envolveu mais de 300 engenheiros de combate em representação de 12 nações. O campo Ādaži, junto da localidade do mesmo nome, na região de Pierīga, situa-se na margem Leste do rio Gauja, a cerca de 20 Km a Nordeste do centro da capital Riga e a 200 Km da fronteira com a Federação Russa.

Foto por Primeiro Sargento Jesús Aguilera ("Ejército de Tierra") via "NATO eFP BG Latvia"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124