"SOL QUE QUEIMA" EM OPERAÇÃO ESCOLTADA POR INFANTARIA MECANIZADA
Ucrânia
Novembro de 2022
Um lançador de foguetes múltiplos TOS-1A "Solntsepyok" ("Солнцепёк", "Sol que Queima"), assente sobre um chassis T-90, das Forças Armadas da Rússia, em operação do Teatro de Operações da Ucrânia, em Novembro de 2022. O mesmo surge escoltado por elementos de infantaria mecanizada, transportados por uma viatura blindada MT-LB, de 12 toneladas, armada com uma metralhadora pesada 12,7mm, e por uma viatura táctica ligeira blindada, 4x4, de 7 toneladas, GAZ Tigr-M ("Tigre"), ASN-233115, armada com uma metralhadora 7,62mm.
A plataforma TOS-1A "Solntsepyok" ("Солнцепёк", "Sol que Queima"), das Forças Armadas da Federação Russa, está dotada de 24 tubos de foguetes de 220 mm, com um alcance de 3 a 6 km, instalada sobre o chassis do carro de combate T-72 ou T-90, num conjunto (BM-1) de mais de 45 toneladas. Os foguetes usados, da tipologia MO.1.01.04 ("Pinocchio") e MO.1.01.04M ("Sunshine"), têm, respectivamente 3,3 m e 3,7 m de comprimento, pesando 173 kg e 217 kg, conseguindo cobrir, num disparo de salva completa com as suas cargas termobáricas (geradoras de diferença de pressão seguida de deflagração incendiária), uma área-alvo muito alargada. O TOS-1A é tipicamente acompanhado por 2 viaturas de recarregamento, TZM-T, equipadas com grua e, cada uma, com dois contentores de 24 foguetes.
Denota-se, na lateral do TOS-1A, a presença de uma insígnia pintada, a branco, contendo um círculo no interior de um triângulo. Trata-se de uma marcação táctica referente ao 3.º Corpo do Exército ("3-й армейский корпус") da Federação Russa, estabelecido em Junho de 2022, sob comando do Major General V. A. Belyaevsky, sediado em Mulino ("Мулино"), na região administrativa de Nizhny Novgorod ("Нижегородская область"), afecto à Região Militar Oeste, com um efectivo estimado entre 15 a 40 mil homens, e alocado ao Teatro de Operações da Ucrânia. A partir de finais de Agosto e inícios de Setembro de 2022 foram referenciadas, por fontes abertas de informação, diversas viaturas pesadas de transporte e viaturas blindadas de combate com tal marcação, nas regiões administrativas de Kharviv ("Харків") e de Zaporizhzhia ("Запоріжжя"), no Leste da Ucrânia
Vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации"
Comentários