MÓDULOS STANFLEX EM FRAGATA DINAMARQUESA


Liepaja, Letónia
1 de Novembro de 2022

Detalhe dos mísseis anti-navio e de defesa anti-aérea da HDMS Esbern Snare (F342), uma fragata da classe Absalon da Marinha da Dinamarca, a participar, a 1 de Novembro de 2022, em exercícios multinacionais ao largo de Liepaja, nas águas territorias da Letónia, no Mar Báltico, sob a égide do "Standing NATO Maritime Group 1" (SNMG1).

Temos, no plano mais próximo, dois módulos STANFLEX de lançadores verticais (VLS), Mk 56, de defesa anti-aérea. Com cobertura vermelha estão, em cada módulo, 12 mísseis RIM-162 Evolved SeaSparrow Missile (ESSM). Os 6 tubos centrais em cada módulo, de cobertura circular, correspondem ao sistema de controlo de escape ("Exhaust Control System", ECS). No plano mais afastado, temos outros dois módulos STANFLEX, equipados cada um com dois lançadores quádruplos Mk 141 de mísseis anti-navio, Harpoon (Block II), num total de 8 mísseis por módulo, e 16 mísseis no agregado.

Os módulos STANFLEX são "contentores" de 3 por 3,5 metros, com 2,5 metros de profundidade, que, integrados com os sistemas de energia, comunicações e afins do navio, podem estar equipados com soluções de defesa anti-navio, defesa anti-aérea, peça de artilharia, lançadores de torpedos, sistema de grua, sistemas de recolha de informações, etc. O seu design e funcionamento modular permitem, além de economias de produção, uma flexibilidade e rapidez na substituição (por avaria ou dano) de módulos existentes, ou na alteração do perfil de uso desejado num meio naval - sendo compatíveis com 9 classes de navios da Marinha da Dinamarca

Foto por Gatis Dieziņš | Ministério da Defesa da Letónia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124