"LEOPARDOS" GREGOS ATRAVESSAM RIO NESTOS
Petrochori, Xanthi, Grécia
11 de Outubro de 2022
Carro de combate LEO 2HEL, da XXV Brigada Blindada (" XXV Τεθωρακισμένη Ταξιαρχία") do Exército Grego, em manobra de atravessamento de curso de água, na região do Campo de Treino de Petrochori ("στρατόπεδο τριανταφυλλίδη"), em Xanthi ("Ξάνθη") no Nordeste da Grécia, a 11 de Outubro de 2022, no decurso do exercício "Olympic Cooperation".
Este exercício, bilateral, entre Forças Gregas e Forças dos EUA, simulou a utilização de armas combinadas, compreendendo apoio de meios aéreos, em manobras de reconhecimento e progressão táctica, bem como em exercícios de fogo-real e em cenários de combate-urbano. Em particular, esta manobra de transição de curso de água, sobre o rio Nestos ("Νέστος"), simulou uma acção de reconhecimento prévia, realizada por elementos do 1.º Batalhão do 502.º Regimento de Infantaria dos EUA transportados por helicópteros UH-60 Blackhawk do 3.º Batalhão do 501.º Regimento de Aviação do Exército dos EUA, que assim permitiram a transição em segurança por parte dos carros de combate da XXV Brigada Blindada Grega com os seus LEO 2HEL de mais de 60 toneladas.
O LEO 2HEL, a designação das forças gregas para os seus Leopard 2A6, tem 11,06 metros de comprimento, 3,81 metros de largura e 3,1 metros de altura. Com um guarnição de 4 elementos, e com 63 toneladas de massa, é propulsionado por um motor de 1 500 hp que lhe permite alcançar uma velocidade máxima de 68 km/h em estrada, com um alcance operacional de 340 a 450 km. Está armado com uma peça principal de 120mm e com uma metralhadora de calibre 7,62mm. Está equipado com sistemas electro ópticos compreendendo visão noctura, visão térmica e medidor de distância laser.
O LEO 2HEL (Leopard 2 Hel, sendo "Hel" a abreviatura para "Helénico") conta com 170 unidades construídas e entregues entre 2006 e 2009 às Forças Gregas. Deste total, 140 unidades foram contruídas na Grécia pela ELBO ("Ελληνική Βιομηχανία Οχημάτων Α.Β.Ε."). Anteriormente a Grécia adquiriu 183 carros de combate Leopard 2A4.
Vídeo pelo Sargento Malcolm Cohens-Ashley | Exército dos Estados Unidos ("U.S. Army")
Comentários