CRISÂNTEMO RUSSO TREINA TIRO JUNTO AO BÁLTICO


Kaliningrad, Federação Russa
Novembro de 2022

Militares das Forças Armadas da Federação Russa em exercícios de fogo-real com 9P157-2 "Khrizantema-S" ("Хризантема-С"), um "caçador de tanques", no Campo de Treino da Frota do Báltico, em Novembro de 2022, na província da Federação Russa de Kaliningrad ("Калининград"), com fronteira a Sul com a Polónia e a Norte com a Lituânia.
O vídeo documenta o processo de abastecimento de mísseis, da sua colocação no "carrossel" automático no interior do chassis, e a utilização dos mesmos contra alvos simulados. Após o abastecimento este "caçador de tanques" surge no seu modo "recolhido", em que a plataforma de mísseis, o radar e os sensores estão a coberto. Ao entrar em modo de "combate", a plataforma de mísseis eleva-se na vertical a partir do interior, o radar eleva-se também, e as protecções frontais dos sensores abrem-se.





O 9P157-2 é uma variante da viatura blindada BMP-3, ao serviço desde 2005, equipada com uma plataforma assente no míssil guiado anti-carro (ATGM) 9M123, designação NATO "AT-15 Springer", na variante standard, de alto-explosivo anti-carro (HEAT) e na variante "F", termobárica. O 9M123 tem a designação russa comum de "Khrizantema-S", correspondente à flor "Crisântemo" em português, cientif. "Chrysanthemum". Sendo esta designação usada para, normalmente, designar todo o conjunto da plataforma e viatura.

Os mísseis 9M123 têm um peso de 46 kg (54 kg o conjunto com o tubo) com uma ogiva de 8 kg (6 kg na variante termobárica), com um alcance máximo de 6 000 metros, podendo ser guiados pelos dois sistemas base da plataforma, radar (ACLOS) e laser (SACLOS). Dispõe de um sistema automatizado de recarga dos mísseis, a partir das 15 unidades que pode transportar no seu armazenamento interno.
Vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124