"CORTE REAL" ESCOLTA PORTA-AVIÕES FRANCÊS


Sicília, Mediterrâneo
9 de Março de 2019

Escolta da fragata NRP "Corte Real" (F332) da Marinha Portuguesa, ao porta-aviões "Charles de Gaulle" (R91) da Marinha Francesa, ao largo da Sicília, no Mediterrâneo, a 9 de Março de 2019. Na foto podemos observar uma aeronave Rafale M a acabar de descolar.

A NRP "Corte Real" (F332) partiu para o Mediterrâneo a 27 de Fevereiro de 2019 para uma missão, de 20 dias, de escolta ao porta-aviões da Marinha Francesa "Charles de Gaulle" (R91), com o qual se encontrou, a 4 de Março de 2019, no Porto de Toulon. O "Charles de Gaulle", com um grupo aéreo embarcado, esteve em operação, de Março a Julho de 2019, no Mediterrâneo, no Mar-Vermelho, no Oceano Índico e na região da Ásia-Pacífico.

Durante esta missão, a NRP "Corte Real", comandada pelo Capitão-de-fragata António Coelho Gomes, contou com uma guarnição de 197 militares, com um helicóptero Lynx MK-95 embarcado e o respectivo destacamento de operação, uma equipa de fuzileiros e uma equipa de mergulhadores.​

O "Charles de Gaulle", ao serviço da Marinha Francesa desde 2001, foi lançado à água em 7 de Maio de 1998, desloca 42 500 toneladas, com 261,5 metros de comprimento, 64,36 metros de boca (31,5 metros na linha de água) e 9,43 metros de calado. Propulsionado por dois reactores nucleares Areva K15, tem uma velocidade máxima de 27 nós. Tem uma guarnição de 1 350 elementos a que acrescem 600 elementos afectos ao grupo aéreo. Transporta 30 aeronaves Rafale M, 2 E-2C "Haweye", 2 NFH Caiman Marine, 1 AS565 Phanter ISR e 2 AS365F "Pedro".

O NRP Corte-Real é um navio escolta oceânico com polivalência em sistemas de comando, controlo e comunicações, armas e sensores, de grande versatilidade de emprego. Foi construído em 1991, nos estaleiros da Howaldtswerke-Deutsche Werft, HDW (em Kiel, junto ao mar Báltico, na Alemanha), tendo sido o terceiro navio da classe Vasco da Gama. Entrou ao serviço da Marinha Portuguesa a 22 de Novembro de 1991.

Tem um comprimento de 115,9m, uma boca máxima de 14,2m, deslocando 3 200 toneladas, com uma velocidade máxima de 20 nós na variante de propulsão diesel. Está armado com um peça de artilharia Creusot-Loire de 100mm; com 2x4 mísseis Sea Sparrow (curto alcance de defesa antiaérea); com 2x4 mísseis Harpoon (longo alcance, anti-navio); com 2x3 reparos de tubos lança torpedos MK46; com sistema de defesa antimíssil e superfície, "Close-In Weapons System", CIWS Phalanx, assente num canhão M61 Vulcan 20 mm com 6 canos rotativos; com metralhadoras pesadas de 12,7 mm; e (organicamente) com um helicóptero Westland Lynx Mk95.

Foto por José Godinho

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124