NOVOS "APACHE" EM CAMPO NO REINO-UNIDO


Reino-Unido
26 de Outubro de 2022

Operação de reabastecimento de combustível, em campo, a um helicóptero Boeing Apache AH-64E, por parte de militares do 3.º Regimento do "Air Corps" (3 Regt AAC) do Exército das Forças Armadas do Reino-Unido, no decurso do exercício "Talon Guardian", a 26 de Outubro de 2022, no Reino-Unido. O 3 Regt ACC, actualmente sob comando do Tenente-Coronel Simon Wilsey, é composto por 3 esquadras, de helicópteros Apache, sediadas em Wattisham (em Suffolk, Inglaterra): a 653, a 662 e a 663.

Este exercício, que correspondeu à estreia do Apache AH-64E em campo por parte das Forças Britânicas, levou o 3 Regt AAC a operar, ao longo de 2 semanas, a partir de 3 localizações diferentes no Reino Unido, numa jornada de 1 500 km, planeando acções de combate, de re-abastecimento de combustível e munições, bem como de manutenção e reparações em campo (a cargo dos "Royal Electrical and Mechanical Engineers", REME), simulando aqui uma dinâmica de campanha com acções literalmente sobre a estrada, em zonas rurais.

O exercício iniciou-se com a partida dos Apache da sua base em Wattisham, em Inglaterra, rumo a Otterburn Ranges, em Northumberland, na Escócia, a cerca de 400 km. Aqui, sob as condições de chuva, vento e nevoeiro características da região, treinaram a evasão face a meios de defesa anti-aérea e a busca de unidades de artilharia e blindados como alvos. Com uma passagem pela base aérea de Wittering, em Cambridgeshire, procederem rumo a Bramley, em Hampshire, no Sul de Inglaterra, a 460 km do ponto de operação na Escócia, de onde os Apaches rumaram a Salisbury Plain, simulando o ataque a unidades de carros de combate Challenger 2 protegidos por sistemas de defesa anti-aérea.

O Apache AH-64E, com 2 tripulantes e um peso máximo à descolagem de 7,7 toneladas, é propulsionado por 2 turbinas General Electrical T700-GE-701D que lhe permitem alcançar uma velocidade máxima de 330 km/h com um raio de acção de aproximadamente 300 km. Tem um comprimento de 14,68 metros, uma altura de 4,72 metros e um diâmetro do rotor principal de 14,62 metros. Está armado com um canhão automático de 30mm (com 1 200 munições) e pode transportar diferentes combinações de mísseis guiados anti-carro "Hellfire" e foguetes "Hydra 70". Além da capacidade de operar em janela diurna e nocturna e sob quaisquer condições atmosféricas, o AH-64E está dotado de camara com visão térmica e sistemas sofisticados de aquisição e gestão de alvos e ameaças, sendo reconhecido, na sua silhueta, o radar "Longbow", no topo do rotor principal, com capacidade de classificar até 256 alvos, priorizar 128 e eleger 16 ameaças, em apenas alguns segundos, apoiando as decisões da tripulação.

As primeiras duas unidades do helicóptero Boeing Apache AH-64E, destinadas a substituir os seus Apache AH1, foram entregues ao Exército do Reino Unido em Novembro de 2020. Estão projectadas um total de 50 unidades.

Foto por Cabo Houghton | MoD UK

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124