A BAIXA ALTITUDE SOBRE O MAR NA BRETANHA


Lann-Bihoué, Bretanha, França
9 de Fevereiro de 2018

Vídeo de demonstração de capacidade a muito baixa altitude de aeronaves Dassault Atlantique-2 (ATL2) da 21.ª e 23.ª "Flottille" da Marinha Francesa ("Marine Nationale"), sediadas na Base Aérea de Lann-Bihoué, na região da Bretanha, no Noroeste de França, a 9 de Fevereiro de 2018.
O Dassault Atlantique-2 (ATL2) tem uma envergadura de 36,3 metros, um comprimento de 31,75 metros, uma altura de 11,33 metros, com um peso máximo à descolagem de 46 toneladas. Propulsionado por 2 motores Rolls-Royce Tyne, tem um velocidade máxima de 650 km/h (em cruzeiro, 315 km/h) e um raio de acção de 4 400 km.




Esta aeronave de patrulha marítima, tem uma tripulação de 13 elementos, compreendendo, além dos pilotos, todo um conjunto de especialistas em navegação, comunicações, coordenação táctica, sonoboias, anomalias magnéticas, radar, observação e em mecânica. Pode estar armado com uma panóplia de soluções para luta anti-navio e luta-submarina, compreendendo torpedos MU90, mísseis Exocet AM-39 e bombas guidas por laser GBU-12 Paveway II. Assegurando a sua componente de busca e salvamento está ainda equipado com conjuntos de balsa e equipamento de apoio que pode largar sobre o mar a partir da sua baía interna de equipamento e armamento.

Em 2015 a Marinha Francesa contava com 22 unidades desta aeronave, 18 das quais afectas ao programa de modernização iniciado em 2013. A nona aeronave modernizada foi entregue a 21 de Julho de 2022 e a décima oitava tem entregue projectada para 2025.
Vídeo por Ewan Lebourdais

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas