ENGENHARIA ESPANHOLA
Zaragoza, Aragon, Espanha
Novembro de 2022Viaturas RG-31 Mk5 NE "Nyala", com estação de armas remotas "Samson", equipada com metralhadora pesada calibre 12,7mm , ao serviço do "Regimiento de Ingenieros nº 1" (RING 1) das Forças Armadas de Espanha, no decurso de exercícios em Zaragoza, na comunidade autónoma de Aragon, Espanha, em Novembro de 2022.
A unidade em primeiro plano está equipada, frontalmente, com um "roller", destinado à deflagração de minas por acção mecânica, e, à retaguarda, com mastro de observação e reconhecimento MecMast, dotado de sensores electro-ópticos. A unidade em plano mais afastado, à esquerda na foto, está equipada frontalmente com braço verificador robotizado, da espanhola Aunav.CID, dotado de pinça destinada a inspeccionar, segurar e remover ou desactivar engenhos explosivos. À direita e em plano muito afastado da foto podemos ainda observar uma viatura "Husky" equipada com o seu distintivo radar de penetração terrestre, em posição aberta com os seus 4 painéis frontais, destinados a permitir a detecção de minas e engenhos explosivos.
De origem Sul-Africana, desenhadas pela Land Systems OMC, as RG-31 "Nyala" são viaturas 4x4 MRAP
("Mine-Resistant Ambush Protected"), ao serviço das Forças Armadas de Espanha desde 2007, possuindo as mesmas actualmente 110 unidades (e que viram acção no Afeganistão). Destinadas ao apoio das unidades de infantaria mecanizada, transportando 2+8 militares equipados, têm uma massa total de 17 toneladas, um comprimento de 6,4 metros, uma altura de 2,6 metros e uma largura de 2,4 metros. Têm um velocidade máxima de 100 km/h e um alcance operacional de 900 km.
Foto via Exército Espanhol
Comentários