Viatura blindada húngara em treinos


Bakony, Hungria
Junho de 2024

Viatura blindada 4x4 "Gidrán", das Forças Armadas da Hungria, profusamente camuflada e armada com metralhadora pesada M2 calibre 12,7mm, em plataforma de operação remota, no decurso do exercício "Black Raven", em Junho de 2024, em Bakony, na Hungria. 

Este exercício levou à passagem do comando do "NATO Forward Land Multinational Battle Group", na Hungria, da 1.ª Brigada "György Klapka" para a 11.ª Brigada "István Bocskai", já com as suas sub-unidades destacadas qualificadas em âmbito NATOP CREVAL ("Combat Readiness Evaluation Course", lit. "Curso de Avaliação de Prontidão para Combate"). A designação honorífica da unidade, adoptada desde 29 de Setembro de 1990, István Bocskai, diz respeito ao Príncipe da Hungria e Transilvânia, proclamado a 20 de Abril de 1605.


Esta viatura blindada tem uma massa de 14 toneladas, um comprimento de 5,8 metros, um largura de 2,5 metros e uma altura de 2,5 metros. Além do condutor pode transportar até 7 militares equipados. Apresenta protecção STANA-4569 até nível 4 e está armada com uma plataforma de operação remota que pode receber uma metralhadora ou um lança-granadas automático. Tem uma velocidade máxima de 120 km/h e um alcance operacional de 700 km.

Produzidos desde 2020, as primeiras 50 unidades foram produzidas pela Nurol Makina (Turquia), sob a sua plataforma original de viaturas MRAP ("Mine Resistant Ambush Protected") 4x4 "Ejder Yalçın". As quantidades seguintes, já sob produção licenciada localmente, estão a cargo da "join venture" Nurol Makina - Rheinmetall Hungary (em Zalaegerszeg, na Hungria).

Projecta-se uma produção alargada até às 300 unidades, tendo a
s primeiras 10 unidades do "Gidrán" sido afectas, a 25 de Fevereiro de 2021, à 25.ª (actual 1.ª) Brigada, "György Klapka" do Exército Húngaro, sediada em Tata.

"Gidrán" corresponde a uma raça rara de cavalos húngaros com origem a partir de cavalos árabes, a remontar aos inícios do século XIX.

Foto por Laszló Gardener via 1.ª Brigada "György Klapka" do Exército Húngaro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA