Fragata belga da classe Karel Doorman em escolta a navio italiano no Médio-Oriente


Mar-Vermelho e Estreito de Ormuz
Março a Junho de 2024

A fragata BNS "Louise-Marie", número de amura F931, da classe Karel Doorman da Marinha Belga, sob comando da (OF-4) Capitão-de-Fragata Vande Gaer Helena, em escolta ao navio mercante "Grande California" (IMO 9796377), sob pavilhão italiano, detido e operado pelo grupo italiano Grimaldi, no Teatro de Operações do Mar Vermelho, Estreito de Bab-el-Mandeb ("باب المندب"), Golfo de Aden e Estreito de Ormuz, entre Março e Junho de 2024.

O navio belga partiu da Base Naval de Zeebrugge, em Bruges, a 10 de Março de 2024, sob a égide da Operação ASPIDES e da Operação AGENOR. A operação ASPIDES foi lançada a 19 de Fevereiro de 2024 pela Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR), para a protecção das rotas marítimas do Mar Vermelho no contexto da Resolução n.º 2722 de 10 de Janeiro de 2024 do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A operação AGENOR corresponde ao elemento militar da EMASoH - "European Maritime Awareness in the Strait of Hormuz", uma operação Europeia de segurança marítima para a região do Estreito de Ormuz, lançada a 20 de Janeiro de 2020 e operacional desde 25 de Fevereiro de 2020. A "Louise Marie" terminou a 24 de Junho de 2024 a sua missão neste Teatro de Operações estando de regresso à Bélgica.

O "Grande California", construído em 2021 nos estaleiros da Yangfan, em Zhoushan na China, registado no porto de Palermo em Itália, desloca 65 mil toneladas, com um comprimento de 199,9 metros e um boca de 36,45 metros, é um cargueiro "Ro-Ro", designação curta para "Roll on - Roll off", que designa a tipologia de um cargueiro que permite que viaturas possam ser embarcadas e desembarcadas usando os seus próprios meios motrizes. Com uma rampa capaz de operar carga até 150 toneladas, e um espaço interno com até 5,3 metros de alto, pode receber uma carga de 7 600 CEU ("Car Equivalent Units", uma medida padrão para uma viatura ligeira com cerca de 4,5 metros de comprimento, 1,8 metros de largura e 1,5 metros de altura), composta por viaturas de passageiros, carrinhas, camiões, autocarros, escavadoras e outro material. Alcança uma velocidade de cruzeiro de 19 nós.

A "Louise-Marie" foi originalmente lançada à água pelos estaleiros holandeses de Koninklijke Schelde Groep a 21 de Janeiro de 1989, e comissionada como "Willem van der Zaan", com o número de amura F829, pela Marinha Holandesa, a 28 de Novembro de 1991. Seria adquirida pela Marinha Belga e comissionada pela mesma a 8 de Abril de 2008. Desloca 3 320 toneladas, com 122 metros de comprimento e 14,37 metros de boca com um calado de 6,2 metros. Sustenta uma velocidade máxima de 30 nós, sendo operada por uma guarnição de 145 elementos. Está armada com 16 lançadores verticais de mísseis de defesa anti-aérea RIM-7 Sea Sparrow, com 8 mísseis anti-navio Harpoon, com 2 lançadores duplos de torpedos Mark 46, com uma plataforma CIWS "Goalkeeper" SGE-30 de 30mm e com uma peça Oto Melara de 76mm. Conta ainda com 2 a 6 metralhadoras médias FN MAG em calibre 7,62mm e 2 a 4 metralhadoras pesadas M2 em calibre 12,7mm. Conta com convés de voo e hangar para helicóptero NH-90 NFH.

A Marinha Belga conta com 2 fragatas desta classe, Leopold I (F930) e Louise-Marie (F391), modernizadas, respectivamente, em 2010-2014 e 2011-2015. São as únicas fragatas detidas actualmente por esta Marinha.

Foto via Forças Armadas da Bélgica ("La Défense Belge")





Emblema do EMASoH - "European Maritime Awareness in the Strait of Hormuz"

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