Operações especiais alemãs e lituanas em praia do Báltico


Lituânia
13 a 31 de Maio de 2024

No contexto de treino de operações especiais em suporte médico não convencional, aterragem de aeronave bimotor PZL-Mielec M-28 "Skytruck", afecta às Forças Armadas Alemãs, numa praia do Báltico no decurso do exercício "Flaming Sword", na Lituânia, de 13 a 31 de Maio de 2024.

Esta acção decorre com o envolvimento da Equipa Médica de Suporte de Operações Especiais ("Special Operations Medical Support Team", SOMST) da Marinha Alemã e das Forças de Operações Especiais ("Specialiųjų operacijų pajėgos", SOP) das Forças Armadas da Lituânia ("Lietuvos Kariuomenė"), sob comando do Coronel Darius Milašius. O exercício alargado "Flaming Sword", em que esta acção se inseriu, vocacionado para o contexto de Operações Especiais, decorreu na Lituânia com a participação de 1 600 militares em representação de 14 estados membros da NATO.

As Forças Armadas Alemãs operam actualmente, e desde 2017, 2 aeronaves PZL-Mielec M-28 "Skytruck" (3CE7EB e 3CE7EA, ambas presentes neste exercício - e a operarem, nesta acção, a partir da Base Aérea de Šiauliai.

Produzidas desde 1993 pela polaca PZL Mielec, a M28 "Skytruck" é uma aeronave STOL ("short takeoff and landing"), bimotor, usada em missões de transporte táctico, projecção de para-quedistas, reconhecimento e vigilância.

Com 13,2 metros de comprimento e 22,06 metros de envergadura de asa, é tripulada por 2 elementos e podendo transportar 19 passageiros (ou 17 para-quedistas equipados), num "payload" de até 2,3 toneladas e com um peso máximo à descolagem de 7,5 toneladas. Propulsionada por 2 motores Pratt & Whitney Canada PT6A-65B que lhe permitem um velocidade máxima de 355 km/h (em cruzeiro, 244 km/h), com um alcance de 1 592 km (3 100 km em ligação com depósito adicional na cabina). Usa 494 metros para descolar e 250 metros para aterrar.

Foto via Forças de Operações Especiais ("Specialiųjų operacijų pajėgos", SOP) das Forças Armadas da Lituânia ("Lietuvos Kariuomenė")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA