Operações especiais alemãs e lituanas em praia do Báltico


Lituânia
13 a 31 de Maio de 2024

No contexto de treino de operações especiais em suporte médico não convencional, aterragem de aeronave bimotor PZL-Mielec M-28 "Skytruck", afecta às Forças Armadas Alemãs, numa praia do Báltico no decurso do exercício "Flaming Sword", na Lituânia, de 13 a 31 de Maio de 2024.

Esta acção decorre com o envolvimento da Equipa Médica de Suporte de Operações Especiais ("Special Operations Medical Support Team", SOMST) da Marinha Alemã e das Forças de Operações Especiais ("Specialiųjų operacijų pajėgos", SOP) das Forças Armadas da Lituânia ("Lietuvos Kariuomenė"), sob comando do Coronel Darius Milašius. O exercício alargado "Flaming Sword", em que esta acção se inseriu, vocacionado para o contexto de Operações Especiais, decorreu na Lituânia com a participação de 1 600 militares em representação de 14 estados membros da NATO.

As Forças Armadas Alemãs operam actualmente, e desde 2017, 2 aeronaves PZL-Mielec M-28 "Skytruck" (3CE7EB e 3CE7EA, ambas presentes neste exercício - e a operarem, nesta acção, a partir da Base Aérea de Šiauliai.

Produzidas desde 1993 pela polaca PZL Mielec, a M28 "Skytruck" é uma aeronave STOL ("short takeoff and landing"), bimotor, usada em missões de transporte táctico, projecção de para-quedistas, reconhecimento e vigilância.

Com 13,2 metros de comprimento e 22,06 metros de envergadura de asa, é tripulada por 2 elementos e podendo transportar 19 passageiros (ou 17 para-quedistas equipados), num "payload" de até 2,3 toneladas e com um peso máximo à descolagem de 7,5 toneladas. Propulsionada por 2 motores Pratt & Whitney Canada PT6A-65B que lhe permitem um velocidade máxima de 355 km/h (em cruzeiro, 244 km/h), com um alcance de 1 592 km (3 100 km em ligação com depósito adicional na cabina). Usa 494 metros para descolar e 250 metros para aterrar.

Foto via Forças de Operações Especiais ("Specialiųjų operacijų pajėgos", SOP) das Forças Armadas da Lituânia ("Lietuvos Kariuomenė")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas