F-35 da Noruega em "hangars" subterrâneos


Bardufoss, Troms, Noruega
12 de Junho de 2024

Uma das aeronaves Lockheed Martin F-35A "Lightning II" (5288, s/n AM-17) da Força Aérea da Noruega, a 12 de Junho de 2024, no interior da infra-estrutura de hangars subterrâneos da Base Aérea de Bardufoss (ICAO: ENDU), no Norte da Noruega, 285 km dentro do Círculo Polar Ártico. Bardufoss dista cerca de 400 km da fronteira, a Leste, com a Federação Russa, e cerca de 580 km da respectiva base naval de Severomorsk, em Murmansk.

O F-35 norueguês é aqui rebocado por uma viatura especializada Fresia, modelo Atlas TT, de fabrico italiano (distribuído na Noruega pela Hesselberg Maskin AS ), com tracção às 4 rodas e transmissão automática.

A Base Aérea de Bardufoss remonta a 1938, sendo actualmente de onde opera, sob comando do Coronel Eirik Stueland, a 131.ª Asa Aérea ("131 luftving"), ex-Asa de Helicópteros Marítimos, da Força Aérea da Noruega, composta pelas 334.ª e 337.ª Esquadras de helicópteros.

As infra-estruturas no interior da montanha foram construídas durante a Guerra Fria tendo sido deixadas praticamente sem uso desde há 4 décadas. Este uso foi retomado em linha com a doutrina operacional NATO de "Agile Combat Employment" (ACE), que visa aumentar a capacidade de sobrevivência e de resiliência das forças aéreas através de uma distribuição ágil de meios - entre bases existentes e outros locais geograficamente dispersos.

Foto via Forças Armadas ("Forsvaret") da Noruega

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA