Militar dos "Royal Marines" treina abordagem à fragata britânica HMS Richmond


Mar Vermelho
5 de Fevereiro de 2024

Treino de manobras de visita, abordagem, busca e captura de meios navais ("Visit, Board, Search, and Seizure", VBSS) de militares da equipa de abordagem do "42 Commando" (42Cdo) da 3.ª Brigada de "Commandos" dos "Royal Marines" das Forças Armadas do Reino Unido, subindo para o HMS Richmond (F239), fragata da classe Type 23 ("Duke") da Marinha do Reino Unido ("Royal Navy"), a partir do qual estão aqui a operar no contexto da operação "Prosperity Guardian" no Teatro de Operações do Mar Vermelho e Golfo de Aden, a 5 de Fevereiro de 2024.

Equipado com luvas tácticas da Mechanix Wear e capacete Gentex Ops-Core, está aqui armado, às costas, com una espingarda automática LL19A2 Colt C8, em calibre 5.56×45mm NATO, equipada com óptica holográfica EOTech HWS (Série 5) com ampliador EOTech G33, iluminador apontador laser Rheinmetall LLM-VarioRay, e à cintura, em coldre Radar 1957 (com base "Rotating Disc Connector" (RDC) que permite facilidade de rotação), com pistola Glock 17 em calibre 9x19mm Parabellum.

A "42 Commando", fundada em 1943, é uma unidade das Forças Armadas do Reino em estado de prontidão muito elevada, com uma orientação particular ao contexto de operações de forças especiais em contexto marítimo. Acumula um histórico de experiência em Teatros de Operações de combate desde as Falklands ao Iraque e ao Afeganistão. Desde Junho de 2021 sob comando do (OF-5) Coronel James Lewis, é composta actualmente por 4 companhias operacionais (Juliet, Kilo, Lima e Mike) e por uma companhia de suporte.

A operação "Prosperity Guardian", liderada pelos EUA, iniciou-se a 18 de Dezembro de 2023 visando garantir a segurança marítima no contexto do Mar Vermelho e do Golfo de Aden face aos ataques do "Movimento Houthi" a partir do Iémen. Comandado pelo Capitão-de-Fragata (OF-4) Richard Kemp, o HMS Richmond deu entrada no Teatro de Operações do Mar Vermelho a 2 de Fevereiro de 2024, onde se juntou à fragata HMS Lancaster (F229), da mesma classe, e ao "destroyer" HMS Diamond (D34). A 9 de Março de 2024, o HMS Richmond foi referenciado e documentado ao abater, com mísseis "Sea Ceptor", dois drones de ataque projectados pelo "Movimento Houthi". Foi o primeiro navio da "Royal Navy" a disparar estes mísseis em contexto de combate. A 27 de Março de 2023 deu entrada em Plymouth, Inglaterra, regressado desta missão.

Foto por Tenente Chris Sellars | UK MOD © Crown

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA