Treino de "Strykers" de reconhecimento do Exército dos EUA


Redmond, Oregon, Estados Unidos da América (EUA)
22 de Junho de 2024

Carregamento de granada de fumo M90 num dos lançadores M6 de uma viatura blindada 8x8 "Stryker" M1127 RV ("Reconnaissance Vehicle"), durante um treino do 1.º Esquadrão do 82.º Regimento de Cavalaria da Guarda Nacional do Oregon (1-82 CAV), Exército dos Estados Unidos, a 22 de Junho de 2024, no Centro de Treino de Biak em Redmond, Oregon, EUA. Este esquadrão opera actualmente afecto à "81st Stryker Brigade Combat Team" (81 SBCT).

Esta variante de reconhecimento da "Stryker" está equipada com um total de 48 tubos lançadores de granadas de fumo de 66 mm, em 12 plataformas lançadoras (de 4 tubos cada), repartidas por 2 na dianteira e 5 em cada lateral do topo do "chassis". Projectam as cargas a uma distância de detonação de 30 metros criando nuvens de 2 por 35 metros com uma persistência em redor dos 20 segundos até dissipar, conseguindo barrar linha de vista e parte do espectro de infra-vermelho. A marcação anelar de cor azul presente no invólucro da granada M90, em uso na foto, denota ser uma variante de instrução.

O suporte à direita da plataforma dos lançadores dianteiros de granadas de fumo, corresponde a um dos apoios do sistema de guincho desta viatura, com a abertura ("boca de sino") para passagem do cabo (estando o guincho localizado mais atrás, na lateral da parte superior do chassis).

Parte do equipamento desta variante de reconhecimento da "Stryker", podemos observar nas viaturas em 2.º plano, junto às metralhadoras pesadas M2 em calibre 12.7x99mm, o sistema de sistema reconhecimento de longo-alcance LRAS3 ("Long Range Scout Surveillance System"), produzido pela Raytheon, composto por sistema de geo-localização por GPS, sensores electro-ópticos (visão térmica, infra-vermelho, medição distância laser), e que permite detectar e identificar objectivos (estacionários ou móveis), comunicando, digitalmente, aos demais meios no Teatro de Operações, para gestão de ameaças e oportunidades.

A "Stryker" é uma viatura blindada 8x8, de 16,47 toneladas, com 6,95m de comprimento, 2,72m de largura e 2,64m de altura, com uma guarnição de 3 elementos e podendo transportar até 9 militares. Pode estar equipada com uma torre de operação remota (RWS, "Remote Weapons System") Protector, ou variante manual, que pode receber uma metralhadora pesada M2 em calibre 12,7mm, uma metralhadora média M240B em calibre 7,62mm, ou um lança granadas automático MK 19 de 40mm. Tem uma velocidade máxima de 100 km/h e um alcance operacional de 500 km.

Foto por Major W. Chris Clyne | Guarda Nacional do Oregon, Exército dos Estados Unidos





Emblema da "81st Stryker Brigade Combat Team" (81 SBCT)



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dois navios de transporte e assalto anfíbio da Marinha Russa rumando ao Mediterrâneo acompanhados pela Marinha Portuguesa

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO