"Super Hercules" da Força Aérea da Austrália aterra na região central da Papua Nova-Guiné
Wapenamanda, Enga, Papua Nova-Guiné, Pacífico
6 de Junho de 2024Aeronave C-130J "Super Hercules", A97-465, da 37.ª Esquadra ("37 Squadron RAAF") da Força Aérea da Austrália, transportando ajuda humanitária, prestes a aterrar na cabeceira 14 do aeroporto de Wapenamanda (ICAO: AYWD), geo-referenciação -5.630090200841737, 143.88775459921098 , ref. https://maps.app.goo.gl/8PjFFBkwdQtpV67K9, na província de Enga, na região central da Papua Nova-Guiné, a 6 de Junho de 2024. A pista do aeroporto de Wapenamanda, em asfalto, com cabeceiras 14 e 32, apresenta um comprimento de 1 540 metros.
Na madrugada de 24 de Maio de 2024 teve lugar um aluimento de terras em Mulitaka (geo-referenciação -5.373889, 143.388611 , ref. https://maps.app.goo.gl/pDfA2gCQhrLECwML7 ), na província de Enga, a 60 km a Oeste de Wapenamanda, e a 620 km da capital, Port Moresby, soterrando várias povoações junto ao Monte Mungalo. Os números avançados pelas equipas de campo das Nações Unidas (IOM, "International Organization for Migration") indicam um número de mortos na ordem dos 2 milhares. O corte de estradas, a destruição de campos de cultivo e danos em outras povoações envolve mais de 7 milhares de pessoas.
O C-130J "Super Hercules" corresponde a um "upgrade" em relação ao modelo C-130, com novos motores (Rolls-Royce AE 2100 D3 com hélices Dowty R391), novos sistemas e nova instrumentação ("Heads-Up Display", HUD, para cada piloto, conjunto alargado de plataformas digitais, etc). O "Super Hercules" apresenta ganhos substanciais de alcance operacional, velocidade máxima e distância mínima para descolar.
A Força Aérea da Austrália (RAAF) tem actualmente 12 unidades do C-130J ao seu serviço, entregues pela Lockheed Martin, desde a sua unidade de produção em Marietta, Georgia, EUA, entre 1999 e 2001.
Foto por Maddison Scott | Departamento de Defesa da Austrália
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