Treino de reconhecimento com viaturas tácticas Panhard M11 do Exército Português em exercício multinacional


Portugal
22 de Maio a 5 de Junho de 2024

Duas Viaturas Tácticas Ligeiras Blindadas (VTLB) 4x4 ​Panhard Ultrav M11, em primeiro plano com matrícula MX-05-92, e armada com metralhadora pesada M2 em calibre 12,7x99mm NATO, da Brigada de Reacção Rápida (BrigRR) do Exército Português, no decurso de um treino de reconhecimento e recolha de informações no contexto do exercício "Real Thaw", que teve lugar maioritariamente no Alentejo e Ribatejo ao longo das 2 últimas semanas de Maio e da primeira de Junho de 2024.

O "Real Thaw 2024" (RT24), a par do exercício "HotBlade 2024" (HB24), coordenados pela Força Aérea Portuguesa, iniciou-se a 22 de Maio de 2024 e decorreu até 5 de Junho de 2024, envolvendo um agregado de 800 militares e 30 meios aéreos de 12 países europeus (Portugal, Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Holanda, Polónia, Roménia, Espanha e Suíça).

O exercicio "Real Thaw", que decorre desde 2009, desenvolve cenários de operação táctica multi-disciplinar (transporte, assalto, evacuação, etc.) e o exercício "HotBlade" insere-se no âmbito do "Helicopter Exercise Programme", da Agência Europeia de Defesa (EDA). Ambos decorreram a partir da Base Aérea n.º 11 (BA11), em Beja, e envolveram voos diurnos e nocturnos, bem como, além da região interior e litoral do Alentejo, operações no Ribatejo, sobre contextos de montanha, a Norte, e sobre o Oceano Atlântico - compreendendo diversas operações de armas combinadas com forças terrestres.

A VTLB 4x4 ​Panhard Ultrav M11 estando aqui armada com uma metralhadora pesada, pode, em outras configurações do Exército Português, estar armada com metralhadora média ou posto de tiro de lança-míssil guiado anti-carro MILAN. Esta viatura, produzida pelo fabricante francês Panhard, a versão de exportação da sua VBL ("Véhicule Blindé Léger"), tem um massa de 3,53 toneladas, um comprimento de 4 metros, uma largura de 2 metros e uma altura de 2,14 metros. É capaz de um velocidade máxima de 90 km/h, e conta com uma guarnição de 2+1 elementos. Está ao serviço do Exército Português desde 1981 com variantes de combate e reconhecimento, com um inventário actual de 3 dezenas unidades.

Foto via Exército Português



Emblema táctico da 
Brigada de Reacção Rápida (BrigRR) do Exército Português

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas