Fuzileiros holandeses treinam desembarque táctico no Báltico a partir de navio de assalto


Báltico
Junho de 2024

Militares do Corpo de Fuzileiros ("Korps Mariniers") da Marinha Real ("Koninklijke Marine") Holandesa projectados a partir de lancha de desembarque LCVP MkV(c), sobre uma praia do Báltico, a operar a partir do navio de assalto anfíbio HNLMS "Johan de Witt" (L801), da classe Rotterdam da Marinha Holandesa, no decurso do exercício "BALTOPS", no Báltico, Junho de 2024.

Os fuzileiros holandeses estão aqui armados com espingardas automáticas Colt Canada C7NLD, em calibre 5.56×45mm NATO, equipadas com óptica, "fore-grip", apontador laser e lanterna. Na extremidade do cano consta o adaptador para tiro com munições de salva ("Blank-Firing Attachment", BFA), visando garantir a pressão no interior do cano (reduzida pela ausência de projéctil na munição de salva) e assim assegurar o correcto funcionar do ciclo de tiro da arma; e funcionando ainda como protecção de segurança para possível projecção de fragmentos.

As lanchas LCVP ("Landing Craft Vehicle Personnel") MkV(c), com 12 unidades ao serviço das Forças Armadas da Holanda, com 15,7 metros de comprimento, 4,27 metros de largura, e 0,65 metros de calado, podem transportar até 35 fuzileiros equipados ou uma carga de 8,2 toneladas. Com uma guarnição de 3 elementos e deslocando 24 toneladas, são propulsionadas por dois motores Volvo Penta 423 kWh que alimentam 2 "waterjets" Ultrajet 410, podendo alcançar 25 nós de velocidade máxima. Contam com 2 metralhadores médias FN Herstal MAG, calibre 7.62mm (que podem ser instalada em reparos nos bordos, à ré junto à cabina ou, como na foto, em posição à vante, próxima da rampa. O navio de assalto anfíbio HNLMS "Johan de Witt" (L801) pode transportar até 6 destas lanchas.

A 53.ª edição do exercício "BALTOPS" (diminutivo de "Baltic Operations", lit. "Operações Bálticas") iniciou-se a 7 de Junho e decorrerá até 20 de Junho de 2024, com a participação de 20 aliados da NATO, com mais de 50 navios, dezenas de aeronaves e perto de 9 milhares de militares. O exercício é dirigido a partir do comando "Naval Striking and Support Forces NATO" (STRIKFORNATO), em Oeiras, Portugal.

Foto via Corpo de Fuzileiros ("Korps Mariniers") da Marinha Real ("Koninklijke Marine") Holandesa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA