Treino de mergulhadores de combate das operações especiais da Finlândia
Upinniemi, Finlândia
6 a 10 de Maio de 2024Mergulhadores de combate do Regimento Caçadores de Utti ("Utin Jääkärirykm", UTJR) das Forças Armadas da Finlândia, em treinos de operações especiais em contexto de infiltração e exfiltração, em zonas costeiras e ribeirinhas, usando embarcações semi-rígidas e dispositivos de propulsão do mergulhador, em Upinniemi, na Finlândia, de 6 a 10 de Maio de 2024. Este regimento compreende o centro de treino e desenvolvimento das operações especiais das Forças Armadas da Finlândia, sediado em Utti.
Sobre as costas do militar finlandês temos uma espingarda automática FN Herstal SCAR-L em calibre 5,56×45mm NATO. Na foto, à direita, temos dois DPD ("Diver Propulsion Device", lit. "Dispositivo de Propulsão do Mergulhador") produzidos pela norte-americana STIDD Systems. Trata-se de um equipamento desenhado e certificado originalmente pela Marinha dos Estados Unidos, para uso em submersão integral (até aos 35 metros e mesmo até 80 metros), podendo acomodar 1 a 2 mergulhadores e rebocar até 4 outros. No painel frontal podemos observar bússola (à direita) e indicador de profundidade (ao centro).
Abaixo daquele indicador está o ecrã (desligado) do sistema electrónico de reconhecimento e navegação ("Recon Navigation", RNAV), que permite operar cartografia sub-superíficie e de superfície, bem com em interface com sonar e, opcionalmente, com o sistema de piloto automático. Pode ser propulsionado por um ou dois motores (TEC2) alimentados por blocos modulares de baterias de iões de lítio.
Upinniemi, no Sul da Finlândia, onde decorre este treino, dista cerca de 35 km do centro da capital Helsínquia, e 300 km, através do Golfo da Finlândia, de São Petersburgo, a Leste, a segunda maior cidade da Federação Russa.
Foto por Juha Paakkari | Regimento Caçadores de Utti ("Utin Jääkärirykm", UTJR)
Comentários