Militares de Operações Especiais da GNR em "workshop" europeia de contra-terrorismo
Tampere, Finlândia
10 a 14 Junho de 2024Militares do Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE) da Guarda Nacional Republicana (GNR) no decurso do "Rapid Response 2024", uma "workshop" em contexto de contra-terrorismo desenvolvida pela rede "ATLAS" em Tampere, na Finlândia, de 10 a 14 de Junho de 2024. Esta acção, que contou com a participação de 5 elementos do GIOE, foi organizada pela KARHU da "Helsingin Poliisilaitos Valmiusyksikkö" da Finlândia (KARHU) e pela "Dienst Speciale Interventies" (DSI) da Holanda.
Os militares da GNR estão aqui armados com uma espingardas automáticas Heckler & Koch HK 416, calibre 5.56×45mm NATO, equipadas com mira óptica Aimpoint ("red dot") e com apontador iluminador laser Steiner DBAL-A3 ("Dual Beam Aiming Laser Intelligent", DBAL), "fore-grip" e lanternas tácticas. O militar em posição central, com escudo balístico, empunha pistola Glock 17 em calibre 9x19mm Parabellum. Os diferentes elementos de cor azul aqui presentes (nas corrediças e nos extremos do cano), quer nas armas curtas quer nas longas, denotam o uso do sistema Simunition ( General Dynamics OTS) de munições não letais de treino.
A rede "ATLAS" é uma associação composta por 38 unidades de operações especiais dos 27 estados membros da União Europeia a que se juntam unidades da Noruega, Islândia e Suíça e Reino Unido. Esta associação foi estabelecida informalmente em 2001, como meio de cooperação no contexto pós 11 de Setembro entre entidades policiais europeias e foi formalizada em 2008 por decisão do Conselho Europeu - que a colocou associada ao "European Counter Terrorism Centre" (ECTC) no quartel-general da EUROPOL, em Haia. Portugal participa na rede "ATLAS Network" com o GOE (Grupo de Operações Especiais) da PSP e o GIOE (Grupo de Intervenção de Operações Especiais) da GNR.
Foto via GIOE | GNR
Comentários