Treino de controladores aéreos tácticos no Alandroal conduzindo ataque de Mirage 2000 e Eurofighter 2000
Terena, Alandroal, Portugal
30 de Maio de 2024A operarem a partir do ponto elevado oferecido pelo adro da Igreja Matriz de São Pedro, geo-referenciação 38.619568, -7.408873 , ref. https://maps.app.goo.gl/mdSaXhNuoSGfyRE87 , na vila de Terena, Alandroal, a 30 de Maio de 2024, os controladores aéreos tácticos ("Tactical Air Controller Party", TACP) do Exército da Dinamarca, em equipa com a sua congénere da Força Aérea Portuguesa (FAP), infiltrados com o apoio de uma força de operações especiais, conduzem, no contexto do exercício "Real Thaw", um ataque ao solo (Apoio Aéreo Próximo, "Close Air Support", CAS), por parte de aeronaves Mirage 2000 da Força Aérea Francesa e Eurofighter 2000 (EF-2000) da Força Aérea Espanhola.
O militar dinamarquês, com um "strobe" de sinalização MS2000 (da Adventure Lights) no topo do capacete, está a operar um equipamento de comunicações e informação táctica Galaxy S20 Tactical Edition, com protecção e suporte de montagem (no peitoral do colete) da Juggernaut.
O Galaxy S20 Tactical Edition (TE), desenvolvido e fabricado pela sul-coreana SAMSUNG, suporta interconexão com as plataformas de comunicação rádio e sistemas de informação tácticos, com geo-referenciação, comunicação e informação que, com apoio de navegação por satélite, de cartografia digital e de mapas com fotografia de satélite, suportada por redes de dados síncronas e assíncronas de troca de informação, permite aos militares, em diferentes camadas e de forma interactiva, obter e partilhar informação sobre a sua posição, do dispositivo no terreno em redor, bem como dos seus objectivos e ameaças.
O "Real Thaw 2024" (RT24), a par do exercício "HotBlade 2024" (HB24), iniciou-se a 22 de Maio de 2024 e decorrerá até 5 de Junho de 2024, envolvendo um agregado de 800 militares e 30 meios aéreos de 12 países europeus (Portugal, Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Holanda, Polónia, Roménia, Espanha e Suíça).
O exercicio "Real Thaw", que decorre desde 2009, desenvolve cenários de operação táctica multi-disciplinar (transporte, assalto, evacuação, etc.) e o exercício "HotBlade" insere-se no âmbito do "Helicopter Exercise Programme", da Agência Europeia de Defesa (EDA). Ambos decorrem a partir da BA11, em Beja, e envolvem voos diurnos e nocturnos, bem como, além da região interior e litoral do Alentejo, operações sobre contextos de montanha, a Norte, e sobre o Oceano Atlântico.
Terena, com o seu primeiro foral a remontar ao Século XIII, e com com 680 habitantes (2021), também designada por São Pedro e São Pedro de Terena, dista 14 km da fronteira, a Leste, com o Reino de Espanha (aqui formada pelo Rio Guadiana), e 75 km da Base Aérea N.º 11, BA11, a Sudoeste, em Beja, a partir do qual se desenvolve o exercício "Real Thaw".
Foto por Sargento-Ajudante João Miguel da Silva Brito | FAP
Emblema da sub-unidade de "Tactical Air Controller Party", TACP, do Exército da Dinamarca. A expressão latina "Furor Fortiter Ferit" pode ser traduzida para o português como "A Fúria Fere Fortemente".
Comentários