Disparo de míssil portátil anti-aéreo "Grom" pelas operações especiais da Lituânia


Mar Báltico, Letónia
2 a 5 de Junho de 2024

Equipa da Força de Operações Especiais ("Specialiųjų operacijų pajėgos", SOP) das Forças Armadas da Lituânia ("Lietuvos Kariuomenė"), a bordo de uma embarcação semi-rígida C-1200 IB ADR, da finlandesa Boomeranger, dispara um míssil portátil de defesa anti-aérea PZR "Grom" contra um alvo operado remotamente, no contexto do exercício "Baltijos Zenitas" ("Zénite do Báltico") na Lituânia, de 2 a 5 de Junho de 2024

Este exercício das Forças Armadas da Letónia, envolvendo o Batalhão de Defesa Anti Aérea, a Força de Operações Especiais (SOP) e as Forças Navais da Letónia (LKJP), visou treinar cenários de defesa, diurnos e nocturnos, contra ameaças aéreas convencionais e não convencionais.

De produção polaca, o GROM, de designação completa PZR ("Przeciwlotniczy Zestaw Rakietowy", lit. "conjunto de defesa anti-aérea propulsionado por foguete") GROM ("Trovão" em polaco), é baseado na plataforma original 9K38 Igla ("9К38 Игла") de origem soviética. Tem uma massa total de 16,5 kg (sendo 10,5 kg o míssil) projectando uma ogiva de 1,27 kg com detonação por contacto, guiado por infra-vermelho. Propulsionado por um foguete de combustível sólido, tem um alcance de 5,5 km podendo alcançar até 3,5 km de altitude, voando a 650 m/s (2 340 km/h, Mach 1,89).

Com mais de 2 milhares de unidades produzidas, o GROM está ao serviço da Polónia desde 1995 e, entre outros operadores, da Lituânia desde 2014.

Foto via Forças de Operações Especiais ("Specialiųjų operacijų pajėgos", SOP) das Forças Armadas da Lituânia ("Lietuvos Kariuomenė")




Emblema das Forças de Operações Especiais ("Specialiųjų operacijų pajėgos", SOP) das Forças Armadas da Lituânia ("Lietuvos Kariuomenė")




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA