Municiamento de CAESAR de 155mm do Exército Francês em treino de fogo-real na Roménia


Capu Midia, Constanța, Roménia
24 a 28 Maio de 2024


Municiamento de uma plataforma CAESAR de artilharia auto-propulsionada de 155mm, do Exército Francês, no decurso de treinos de fogo real no contexto do exercício "Dacian Strike", no campo de tiro Brigadeiro-General Ion Bungescu, junto ao Mar Negro, em Capu Midia, Constanța, Roménia, 24 a 28 de Maio de 2024. Capu Midia dista cerca de 90 km da fronteira, a Norte, com a Ucrânia.

O militar francês carrega um projéctil 155mm, OE 155 F1, de fabrico francês (GIAT Industries/Nexter), de alto-explosivo de fragmentação, com 77 cm de comprimento e 44 kg de massa (aprox). A indicação "OE" representa "Obus Explosif", lit. "Obus Explosivo". A marcação de "HT", no exterior do projéctil, representa a expressão "Haute Trajectoire", lit. "Alta Trajectória", denotando especificação de tiro indirecto a maior distância.

A CAESAR (acrónimo de "CAmion Équipé d'un Système d'ARtillerie", literalmente "Camião Equipado Com Sistema de Artilharia"), desenhada pela GIAT Industries (actual Nexter Systems) na década de 1990, é uma unidade de artilharia autopropulsionada, sobre um chassis Renault Sherpa 5 de 6x6, equipada com uma peça de 155 mm / L52, com uma massa total de 17,7 toneladas, com um comprimento de 10 metros, uma largura de 2,55 metros e uma altura de 3,7 metros. Consegue uma velocidade máxima de 100 km/h em estrada e 50 km/h no campo, com um alcance operacional de 600 km.

Transporta 18 munições e tem uma guarnição de 5 elementos (podendo ser operada, em contingência, por apenas 3). Assistida por um sistema totalmente computorizado de tiro, consegue projectar as sua munições a 42 km ou mesmo até aos 50 km com cargas assistidas por foguete. Foi já usada pelas forças francesas em vários Teatros de Operações de conflito - no Afeganistão, no Iraque, na Síria e no Mali. Desde Abril de 2022 que esta plataforma opera também, ao serviço das Forças Armadas Ucranianas, no Teatro de Operações da Ucrânia.

A edição de 2024 do exercício multinacional "Dacian Strike" (DAST24), teve lugar na Roménia (Smardan e Capu Midia) e na Bulgária (Novo Selo), de 24 a 28 de Maio de 2024, contando com a participação de forças Romenas, Búlgaras, Italianas, Francesas, Polacas, Britânicas e Norte-Americanas, desenvolvendo-se no contexto NATO "Headquarters Multinational Division South East" (HQ MNDSE).

Foto via "Etat-Major des Armées" (EMA), Estado Maior das Forças Armadas de França

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA