T-80 EM EXPLOSÃO CATASTRÓFICA APÓS IMPACTO DE "DRONE"
Krasnohorivka, Avdiivka, Donetsk, Ucrânia
Janeiro de 2024
Um carro de combate T-80BVM das Forças Armadas da Federação Russa, sofre impacto de um "drone" das Forças Armadas da Ucrânia, armado com granada anti-carro RPG, junto ao "pipeline" de Krasnohorivka ("Красногорівка"), geo-referenciação 48.191487,37.727245 , ref. https://maps.app.goo.gl/Ek9m8jFb9LWLUDkAA , na linha da frente de Avdiivka, Donetsk, no Leste da Ucrânia, em inícios de Janeiro de 2024.
O impacto tem lugar, à retaguarda, no ponto de junção entre o chassis e a torre, logo após o compartimento do motor, resultando numa explosão catastrófica, com projecção horizontal da torre do carro de combate. Na retaguarda da torre, podemos observar, pintada a branco em cirílico russo, a palavra "ЧЕРНУХА", uma expressão metafórica para o lado negro da vida, o desespero, a crueldade e a violência.
Este local do Leste da Ucrânia dista cerca de 13 km a Norte da pista do Aeroporto Internacional Serhiy Prokofiev, em Donetsk - ponto de batalha, em Outubro de 2014, dos "Cyborgs" das Forças Ucranianas em confronto com as forças separatistas de Donetsk e forças Russas, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2022/01/os-cyborgs-ucranianos.html .
O T-80 BVM, desenvolvido pela siberiana OJSC "Omsktransmash" (" (ОАО, "Конструкторское бюро транспортного машиностроения") e ao serviço desde 2018, corresponde à mais recente geração do T-80, sendo um "upgrade" da variante T-80 BV. Esta variante incorpora blindagem reactiva numa versão melhorada da "Kontakt-5", a "Relikt", que corresponde à mesma que equipa os carros de combate T-90 M e T-90 MS (tendo, aliás, recebido tal equipamento antes destes). Está armado com a nova peça 2A46M-4, de alma lisa de 125mm, de maior precisão e alcance do que 2A46M-1 que equipava a variante BV, e apta a poder disparar, além das munições "standard", mísseis guiados anti-carro 9M119M Refleks (designação NATO AT-11 | Sniper-B).
O T-80 BVM é guarnecido por 3 elementos (comandante, condutor e artilheiro), tem um peso de 46 toneladas, e um alcance de 500 km, sendo propulsionado por um motor GTD-1250TF que é, basicamente, um motor de turbina a gás, modificado para uso em carros de combate a partir de um "design" original para uso em helicóptero. Este motor, além de compacto e com elevado desempenho (o BVM consegue alcançar 70 km/h em estrada), consegue operar mesmo em registo de temperaturas árcticas, de -40 graus C.
Vídeo via SBU "Alpha" | Grupo Especial Alfa do Serviço de Segurança da Ucrânia ("Служба безпеки України", СБУ | "Sluzhba bezpeky Ukrainy", SBU)
Comentários