MILITARES BRITÂNICOS EM CURSO DE RECONHECIMENTO EM CENTRO DE TREINO FRANCÊS


Sissonne, França
20 de Novembro de 2023

Um militar das Forças Armadas do Reino Unido, com luvas tácticas Mechanix Wear, usa um "Kukri", com cerca de 30 cm de comprimento de lâmina e 5,5 mm de espessura, para preparar madeira a partir de recolha de campo, no decorrer do curso "Light Close Reconnaissance Commanders", num bosque francês na região de Sissonne (a cerca de 135 km a Nordeste de Paris), a 20 de Novembro de 2023. No seu pulso podemos observar um "GENEActiv", equipamento de medição de indicadores de saúde e de actividade física. Ao peito, os carregadores marcados com cor amarela denotando munição de salva.

Originários do Nepal, remontando ao século VII, e podendo ser usados como arma e como ferramenta, os "Kukri", associados aos elementos "Ghurka", são fornecidos às Forças do Reino Unido, desde 1943, pela Windlass Steelcrafts - cujo próprio logotipo original incluí especificamente dois "Kukri" cruzados. O detalhe aberto na secção anterior e inferior da lâmina, junto ao punho, que podemos observar em detalhe na foto, é composto por um recorte ("kaudi") e por um elemento central ("nathri") - sendo-lhe atribuídos significados práticos e icónicos que vão desde, ao usar o "Kukri" como arma, o impedir do escorrer de sangue para o punho ("dripper" na terminologia anglo-saxónica); até à representação do tridente da divindade hindu Shiva, associado aos estados de desperto, dormindo e sonhando e que permite a destruição de ilusões, a anulação do ego e alcançar a elevação espiritual; e ainda à possível representação da sílaba "Om", ॐ , enquanto mantra e invocação de elevação espiritual hindu.

Produzida no Reino Unido, pela Activinsights, uma empresa de equipamento e soluções de medida em contexto de saúde e testes clínicos, com sede em Kimbolton, a cerca de 40 km a Leste de Cambridge, a GENEActiv é certificada como dispositivo médico (MDD 93/42/EEC) permitindo recolher indicadores digitais de aceleração, intensidade de actividade física, mudanças postura, tempo repouso vs desperto, análise eventos sono.

O curso de "Light Close Reconnaissance Commanders" ("lit. "Comandantes de Reconhecimento Ligeiro Próximo") tem uma duração de 8 a 10 semanas, com cerca de 80% do tempo a decorrer em contexto de campo, e visa preparar militares para comando de secções e pelotões de unidades de reconhecimento propiciando aos mesmos instrução, formação e treino em comunicações, transposição de obstáculos, comando de fogo indirecto, reconhecimento, navegação, técnicas e dispositivos de vigilância, interpretação de fotografia aérea e técnicas de contra-vigilância.

Esta acção tem aqui lugar no Campo Militar de Sissone, designado na estrutura militar francesa por "CENZUB", acrónimo para "Centre d'Entraînement Aux Actions en Zone Urbaine" (lit. "Centro de Treino de Acções em Zona Urbana"), onde, além da reprodução edificada de duas localidades (compreendendo dezenas de edifícios, vários deles multi-pisos), existem carreiras de tiro, circundadas por espaço alargado de bosque e floresta. O centro conta ainda com um efectivo destinado a simular forças inimigas (com blindados) e civis.

A utilização destas infra-estruturas francesas por militares do Reino Unido resulta do tratado de cooperação de defesa e segurança celebrado a 2 Novembro de 2010 entre o Primeiro-Ministro Britânico David Cameron e o Presidente Francês Nicolas Sarkozy, em Lancaster House (Londres).

Foto por Sargento Donald C. Todd | Exército do Reino Unido | MoD UK | Crown

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124