PROTECÇÃO PRESIDENCIAL COM "ARMA" ANTI-"DRONE" EM BRASÍLIA


Palácio do Planalto, Brasília, Brasil
8 de Janeiro de 2024

Elemento da Polícia Federal, afecto à segurança do Presidente da República Federativa do Brasil, usa uma "arma" táctica anti-"drone" Drone Shield, "Tactical" Modelo 300, a 8 de Janeiro de 2024, junto ao Palácio do Planalto, em Brasília, capital do Brasil. Projectado pelo arquitecto Oscar Niemeyer e concluído em Abril de 1960, o Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo Federal, e local onde está o Gabinete Presidencial do Brasil.

Foram referenciadas pela primeira vez no contexto brasileiro, em uso pela Polícia Federal, no âmbito do dispositivo operacional de segurança presidencial no Brasil, aquando da cerimónia de tomada de posse de Luiz Inácio Lula da Silva, a 1 de Janeiro de 2023, no Palácio do Planalto, como 39.º Presidente do Brasil.

A Drone Shield "Tactical" Modelo 300 (DroneGun Tactical™) tem uma massa total de 7,3 kg, com um alcance operacional máximo de 2 kms, com baterias que suportam uma operação de 2 horas, cobrindo um conjunto alargado de frequências (2.4 GHz, 5.8 GHz, 433 MHz, 915 MHz) - permitindo-lhe interferir quer com bandas de rádio usadas para comando e controlo de "drones", quer com as gamas de navegação por satélite (GNSS, "Global Navigation Satellite System") usadas pelos mesmos. A Drone Shield, com origens a remontar a 2014, é uma companhia com operações dos Estados Unidos da América (onde se iniciou) e na Austrália (onde está sediada). É representada no Brasil pela Pirâmide Tecnologias, com sede em Fortaleza, no Estado do Ceará.

Foto por Ueslei Marcelino | Reuters




Detalhe do painel de controlo da DroneGun Tactical™ com indicadores de frequência. Foto via vídeo do fabricante Dragon Shield

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124