PLATAFORMA DIRECCIONADA DE CONTRA-MEDIDAS LASER FACE A MÍSSEIS GUIADOS POR INFRA-VERMELHO


Federação Russa
Janeiro de 2024

Detalhe da "asa" de um helicóptero Mi-8MTV-5-1 das Forças Armadas da Federação Russa, prestes a partir da Federação Russa para uma missão visando objectivos na região da linha da frente de Lyman ("Лиман") na região de Donetsk, no Leste da Ucrânia, Janeiro de 2024.

No extremo da asa podemos observar uma torre do sistema L370-5 DIRCM ("Directional InfraRed Counter Measures") de contra-medidas direccionais face a mísseis guiados por infra-vermelho, e, acima desta, os dois sensores electro-ópticos L370-2-01 de alerta de aproximação. A torre L370-5 usa um sistema de laser direccionado, com um alcance de 500 a 5 000 metros, com 360 graus de cobertura horizontal e 90 graus na vertical, para "cegar" o sensor de infra-vermelho dos mísseis de defesa anti-aérea. São instaladas 3 torres no helicóptero: uma no extremo de cada "asa" e uma em posição à retaguarda, sob a cauda que suporta o rotor traseiro.

No ponto de fixação de armamento sob esta "asa", mais próximo da fuselagem, podemos observar um "pod" B8 V-20A, de 20 foguetes S-8 de 80mm (cada foguete tem uma massa de cerca de 11 kg, com uma ogiva de alto-explosivo de cerca de 3,6 kgs, com um alcance máximo de 4 Km).

Foto a partir de vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA