FUZILEIRO PORTUGUÊS COMANDA A OPERAÇÃO ATALANTA E EXECUTA DESCIDA EM "FAST ROPE"


Sul do Mar Vermelho
6 de Janeiro de 2024

O Comodoro Fuzileiro Martins de Brito, da Marinha Portuguesa, a executar treino de descida usando a técnica de "Fast Rope" (o primeiro militar da sequência), a partir de um helicóptero Agusta Bell AB-212 da Marinha Espanhola, para o convés de voo da fragata ESPS Victoria, número de amura F82 da classe "Santa Maria" da Marinha Espanhola, a 6 de Janeiro de 2024, sob a égide da Força Naval da Operação Atalanta da União Europeia (EUNAVFOR ATALANTA), na região Sul do Mar Vermelho.

Este oficial português, de 55 anos, é o actualmente, e desde 3 de Dezembro de 2023, o comandante da Operação Atalanta. Com a fragata ESPS Victoria como navio almirante, a operar a partir de Djibouti, tem como Teatro de Operações a região marítima compreendida entre o Mar Vermelho e a costa da Somália e do Iémen, prolongando-se a, Norte, até Omã, e, a Sul, até Moçambique e Madagáscar.

Criada em 2018, e a primeira força naval da União Europeia, a EUNAVFOR ATALANTA tem, desde 12 de Dezembro de 2022, como atribuições executivas a protecção à navegação face às ameaças de pirataria e de grupos armados (com detenção e repressão dos praticantes), combate ao narcotráfico e ao tráfico de armas, e protecção aos transportes afectos ao Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

A técnica de descida por "fast rope" (designação curta para "Fast Rope Insertion Extraction System, FRIES"), foi desenvolvida no contexto das Forças Armadas do Reino Unido, com a empresa Marlow Ropes (cujas origens remontam a 1807, fundada por Thomas Burfield), tendo sido aplicada pela primeira vez em combate na Guerra das Falklands, em 1982.

O Comodoro Fuzileiro Rogério Martins de Brito, entre outras atribuições, foi oficial imediato do Destacamento de Ações Especiais (DAE), no período de 1994 a 2000; participou desde a Operação "Stabilise" em Timor-Leste, a bordo do NRP Vasco da Gama, até ao comando da missão de treino da União Europeia em Moçambique, de que tomou posse a 9 de Setembro de 2022. Possui qualificações internacionais em operações especiais, anfíbias e expedicionárias tendo, de 2008 a 2011, sido "Expeditionary Operations Staff Officer" no "Combined Joint Operations from the Sea" (CJOS), "Centre of Excellence" (COE), em Norfolk, nos Estados Unidos da América (que agrega 13 nações).



Vídeo via EUNAVFOR ATALANTA | Marinha Portuguesa




Teatro de Operações da Operação Atalanta
Mapa via EUNAVFOR ATALANTA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA