METRALHADORA PESADA COM MIRA TÉRMICA E LIGAÇÃO A "TABLET" PARA LUTA ANTI-DRONES "SHAHED"


Ucrânia
Janeiro de 2024

Uma sub-unidade da Brigada Independente Presidencial das Forças Armadas Ucranianas ("Окрема президентська бригада", ОПБр, A0222), especializada na defesa anti-aérea contra "drones" de baixa velocidade e baixa altitude (como os "Shahed" de origem iraniana), em Janeiro de 2024, na Ucrânia, com uma plataforma instalada sobre uma viatura pesada 4x4 Renault TRM 2000 (6 ton), de caixa aberta, composta por uma metralhadora pesada DShK, calibre 12.7×108mm, equipada com mira óptica Pulsar Thermion XG50 LRF (ampliação 3-24x, sensor 640x480, ecrã 1024x768) e dispositivo "tablet".

Esta óptica, fabricada pela lituana Yukon Advanced Optics, comunica, via WiFi, com dispositivos iOS e Android, permitindo observar a imagem visada pela óptica bem como a sua gravação (imagens e vídeo) e ainda ajustar configurações da mesma. É possível, na foto, observar o suporte, na secção anterior da metralhadora pesada, para instalação de "tablet" que irá permitir ao atirador identificar alvos e controlar tiro.

A plataforma base é a metralhadora pesada soviética DShK, acrónimo de "Degtyaryova-Shpagina Krupnokaliberny" ("ДШК", "Дегтярёва-Шпагина Крупнокалиберный"), literalmente "Grosso Calibre de Degtyaryova-Shpagina, uma arma desenhada por Vasily Degtyaryov e Georgi Shpagin (URSS), em 1938, no calibre 12.7×108mm, capaz de uma cadência de 600 disparos por minuto, com uma velocidade de 850 m/s à saída do cano, com um alcance efectivo até aos 2 000 metros. Nas sucessivas variantes construídas desde o seu desenho original, terão sido produzidas, entre 1946 e 1980, mais de 1 milhão de unidades, com especial incidência no seu uso como arma anti-aérea ou como elemento de fogo de supressão contra infantaria ou mesmo contra viaturas blindadas ligeiras. É informalmente designada por "Dushka", expressão que próxima da leitura do seu acrónimo, designa uma pessoa que nos é querida.

A DShK e a M2 Browning, arma de calibre 12.7×99mm (.50 BMG), desenhada por John M. Browning (EUA) em 1919, e ao serviço desde 1933, são as únicas metralhadoras pesadas desenhadas antes da 2.ª Guerra Mundial que continuam, efectivamente, a manterem-se como plataformas operacionais ainda em uso nas mais variadas Forças Armadas e Teatros de Operações.

Foto via Brigada Independente Presidencial da Ucrânia ("Окрема президентська бригада")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA