"DRONE" NAVAL UCRANIANO ARMADO COM FOGUETES TERMOBÁRICOS


Ucrânia
Dezembro de 2023

"Drone" naval ucraniano "Sea Baby" (SBH 13) equipado, nos bordos à ré, com 6 lança foguetes termobáricos RPV-16 ("РПВ-16"), de fabrico ucranino. Esta mesma tipologia de "drone" e armamento foi referenciada em uso num ataque nocturno, a 30 de Dezembro de 2023, sobre o porto de Sebastopol no Sudoeste da Crimeia.

O RPV-16 ("РПВ-16", "реактивний піхотний вогнемет"), desenhado e produzido na Ucrânia desde 2018 pela Ukroboronprom, é um lança granadas-foguete termobáricas (análogo ao RPO-A "Shmel" de origem soviética), descartável, de 93mm de calibre, projectando as suas cargas a uma velocidade inicial de 103 m/s, com um alcance efectivo de 300 metros (máximo de 1 000 metros). Tem um peso de 11,8 kg e um comprimento de 92,4 cm.

As suas munições de 93x700mm, com uma massa total de 4 kg, possuem uma carga termobárica com aproximadamente 2 kg. Quando a respectiva ogiva detona espalha uma nuvem de aerossol, que se mistura com a atmosfera, com um diâmetro até 8 metros; em 0,2 segundos dá-se a explosão desta nuvem com um volume até 120 metros cúbicos, combinando o efeito térmico (o aerossol em combustão atinge até 2 500 °C) com o efeito de fragmentação resultando da explosão da própria ogiva (projectando estilhaços até 25 metros). Designadas na gíria por "lança chamas" são especialmente usadas contra as guarnições de trincheiras, edifícios e fortificações.

Desenvolvidos e construídos pelo Serviço de Segurança da Ucrânia ("Служба безпеки України", СБУ; "Služba bezpeky Ukrajiny", SBU), os "Sea Baby" são uma plataforma modular de embarcações não tripuladas usadas, com ogivas de alto-explosivo e apoiadas por sensores electro-ópticos, navegação e comunicações via satélite, para atacar navios e infraestruturas em contexto marítimo e ribeirinho (vulgo, "drones" navais suicidas).

A 17 de Julho de 2023, dois grupos coordenados de drones "SeaBaby", num total de 5 unidades, armados com ogivas de alto-explosivo de 850 kg, atacaram a Ponte de Kerch, no Nordeste da Crimeia, ref. https://edition.cnn.com/.../ukraine-crimea-bridge-drone...

Durante a 2.ª Guerra Mundial a Marinha Imperial Japonesa usou as "Shinyo" ("震洋") - lanchas de madeira deslocando 1.35 a 2.2 toneladas, capazes de velocidade de 26 a 30 nós, equipadas com uma carga de alto explosivo de 270 kg, visando, em acção suicida, atacar os navios inimigos. Estas lanchas contavam também com plataformas lança-foguetes de 120 mm, montadas uma em cada bordo, à ré. Foram produzidas mais de 6 milhares de unidades.

Foto via vídeo do canal de televisão ucraniano "1+1 УКРАЇНА"


Detalhe dos dois lança-"rockets" em lancha suicida japonesa "Shinyo" ("震洋"), Okinawa, 1945.
Fotos via NARA ("National Archives and Records Administration", USA)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA