"DRONE" NAVAL UCRANIANO ARMADO COM FOGUETES TERMOBÁRICOS


Ucrânia
Dezembro de 2023

"Drone" naval ucraniano "Sea Baby" (SBH 13) equipado, nos bordos à ré, com 6 lança foguetes termobáricos RPV-16 ("РПВ-16"), de fabrico ucranino. Esta mesma tipologia de "drone" e armamento foi referenciada em uso num ataque nocturno, a 30 de Dezembro de 2023, sobre o porto de Sebastopol no Sudoeste da Crimeia.

O RPV-16 ("РПВ-16", "реактивний піхотний вогнемет"), desenhado e produzido na Ucrânia desde 2018 pela Ukroboronprom, é um lança granadas-foguete termobáricas (análogo ao RPO-A "Shmel" de origem soviética), descartável, de 93mm de calibre, projectando as suas cargas a uma velocidade inicial de 103 m/s, com um alcance efectivo de 300 metros (máximo de 1 000 metros). Tem um peso de 11,8 kg e um comprimento de 92,4 cm.

As suas munições de 93x700mm, com uma massa total de 4 kg, possuem uma carga termobárica com aproximadamente 2 kg. Quando a respectiva ogiva detona espalha uma nuvem de aerossol, que se mistura com a atmosfera, com um diâmetro até 8 metros; em 0,2 segundos dá-se a explosão desta nuvem com um volume até 120 metros cúbicos, combinando o efeito térmico (o aerossol em combustão atinge até 2 500 °C) com o efeito de fragmentação resultando da explosão da própria ogiva (projectando estilhaços até 25 metros). Designadas na gíria por "lança chamas" são especialmente usadas contra as guarnições de trincheiras, edifícios e fortificações.

Desenvolvidos e construídos pelo Serviço de Segurança da Ucrânia ("Служба безпеки України", СБУ; "Služba bezpeky Ukrajiny", SBU), os "Sea Baby" são uma plataforma modular de embarcações não tripuladas usadas, com ogivas de alto-explosivo e apoiadas por sensores electro-ópticos, navegação e comunicações via satélite, para atacar navios e infraestruturas em contexto marítimo e ribeirinho (vulgo, "drones" navais suicidas).

A 17 de Julho de 2023, dois grupos coordenados de drones "SeaBaby", num total de 5 unidades, armados com ogivas de alto-explosivo de 850 kg, atacaram a Ponte de Kerch, no Nordeste da Crimeia, ref. https://edition.cnn.com/.../ukraine-crimea-bridge-drone...

Durante a 2.ª Guerra Mundial a Marinha Imperial Japonesa usou as "Shinyo" ("震洋") - lanchas de madeira deslocando 1.35 a 2.2 toneladas, capazes de velocidade de 26 a 30 nós, equipadas com uma carga de alto explosivo de 270 kg, visando, em acção suicida, atacar os navios inimigos. Estas lanchas contavam também com plataformas lança-foguetes de 120 mm, montadas uma em cada bordo, à ré. Foram produzidas mais de 6 milhares de unidades.

Foto via vídeo do canal de televisão ucraniano "1+1 УКРАЇНА"


Detalhe dos dois lança-"rockets" em lancha suicida japonesa "Shinyo" ("震洋"), Okinawa, 1945.
Fotos via NARA ("National Archives and Records Administration", USA)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124