"PHALANX" DE PORTA-AVIÕES NORTE-AMERICANO EM EXERCÍCIO DE FOGO-REAL NO MAR DO SUL DA CHINA


26 de Dezembro de 2023
Mar do Sul da China

Plataforma CIWS ("Close-in Weapon System") MK 15 "Phalanx", Block 1B, com 6 canos rotativos de 20mm, em exercícios de tiro de fogo-real do USS Carl Vinson (CVN 70), porta-aviões de propulsão nuclear da classe Nimitz da Marinha dos Estados Unidos, no Mar do Sul da China, a 26 de Dezembro de 2023. Em segundo plano, no bordo do convés de voo, podemos observar uma aeronave EA-18G "Growler", da 136.ª Esquadra de Ataque Electrónio (VAQ-136 "Gauntlets"), com a asa parcialmente rebatida. Podemos ainda observar duas fiadas com 9 balsas salva-vidas Mark 8 cada (capacidade individual para 50 pessoas) e, ao topo, sobre o convés de voo, o mastro "Belknap".

A MK 15 "Phalanx" é um sistema de arma de curta distância, de que o USS Carl Vinson conta com 2 unidades (uma a estibordo, à vante; outra a bombordo, à ré), e que corresponde a um canhão "gatling" M-61A1 com 6 canos rotativos de 20mm, dirigido por uma plataforma de radar (banda Ku) e por sensores electro-ópticos (FLIR), com supervisão de consola remota e modo automático. Consegue projectar as munições de calibre 20×102mm a uma velocidade à saída do cano de 1 100 m/s, com um alcance efectivo de 1 500 metros e máximo de 5 500 metros. Consegue uma cadência de tiro máxima de 75 disparos por segundo (4 500 disparos por minuto). Dispõe de 1 550 munições (podendo ser vistas as esteiras metálicas de alimentação à peça na parte inferior da foto). É considerada uma plataforma de "última linha de recurso" face a ameaças aéreas (mísseis de cruzeiro, aeronaves, etc).

O USS Carl Vinson, comandado desde Agosto de 2023 pelo Capitão de Mar-e-Guerra (OF-5) Matthew C. Thomas, opera actualmente no Teatro de Operações do Indo-Pacífico como navio almirante do "Carrier Strike Group One" (CS1/CSG-1), sob a égide da 7.ª Esquadra da Marinha dos Estados Unidos.

Foto por Micheal Mensah | Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy")








Detalhe da localização da CIWS Mark 15 "Phalanx" no porta-aviões USS Carl Vinson (CVN 70) face ao enquadramento da foto. Oceano Pacífico, Junho de 2021. COMPTUEX ("Composite Training Unit Exercise"). Foto via "U.S. Navy"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA