M113 DE ENGENHARIA DE COMBATE ESPANHOLA NOS BOSQUES DA LETÓNIA


Ādaži, Pierīga, Letónia
6 de Janeiro de 2024

Viatura blindada M113 VCZ ("Versión de Combate de Zapadores", lit. "Versão de Combate de Sapadores), de um destacamento de engenharia de combate ("sapadores") do Exército de Espanha ("Ejército de Tierra de España"), em manobra do decurso de exercícios de campo na Letónia, a 6 de Janeiro de 2024, no âmbito NATO "enhanced Forward Presence Battle Group Latvia" (eFP BG Latvia).

As Forças Armadas de Espanha contam actualmente com um efectivo de cerca de 4 centenas de viaturas blindades M113 ao seu serviço (em diferentes variantes e versões). A viatura blindada M113 VCZ, com pelo menos 7 unidades ao serviço, resulta como uma variante do processo de modernização alargado efectuado desde 2020 pelo "2.º Parque e Centro de Manutenção de Sistemas Blindados" ("Parque y Centro de Mantenimiento de Sistemas Acorazados", PCMASA) do Exército de Espanha, sobre 6 dezenas de unidades da plataforma TOA ("Transporte Oruga Acorazado", lit. "Transporte de Lagartas Blindado") MILAN M113 A2, assim dotada, entre outros melhoramentos e acessórios, de um guincho e de pá frontal (sistema amovível, de libertação rápida) que lhe permite a preparação de terreno ou a remoção de obstáculos. Além desta variante de "sapadores" foram produzidas variantes com lança-granadas automático de 40mm, variante com plataforma lançadora de mísseis guiados anti-carro "Spike" e variante de evacução médica.

O NATO eFP BG Latvia opera a partir do campo militar de Ādaži, que compreende a maior área de treino militar do Báltico, com 7 746 hectares, junto à localidade do mesmo nome, na região de Pierīga, na margem Leste do rio Gauja, dista cerca de 20 Km a Nordeste do centro da capital Riga e 200 Km da fronteira, a Leste, com a Federação Russa.

Foto via Estado Maior da Defesa ("Estado Mayor de la Defensa") de Espanha

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124