LANÇADOR DE FOGUETES TERMOBÁRICOS COM GRADES DE PROTECÇÃO E PLATAFORMA "JAMMER" A SUL DE DONETSK


Novomykhailivka, Donetsk, Ucrânia
Janeiro de 2024

Um lançador de foguetes múltiplos TOS-1A "Solntsepyok" ("Солнцепёк", "Sol que Queima"), do Batalhão "Vostok" ("батальона 'Восток' "), afecto às Forças Armadas da Federação Russa, em operação na região de Novomykhailivka ("Новомихайлівка"), a cerca de 40 km a Sudoeste do centro de Donetsk, no Leste da Ucrânia, em Janeiro de 2024.

Este TOS-1A, além de estruturas de "jaula" na parte superior e nas laterais da plataforma de lançadores, para mitigação do impacto de cargas anti-carro e de "drones", está equipado, na foto à esquerda, com plataforma de guerra electrónica RP-З77UVM1L "Lesochek" ("РП-377УВМ1Л" "Лесочек", lit. "Pequena Floresta"), destinada a interfir com frequências rádio (vulgo "jammer").

A plataforma TOS-1A "Solntsepyok" ("Солнцепёк", "Sol que Queima") está dotada de 24 tubos de foguetes de 220 mm, com um alcance de 3 a 6 km, instalada sobre o chassis do carro de combate T-72 ou T-90, num conjunto (BM-1) de mais de 45 toneladas. Os foguetes usados, da tipologia MO.1.01.04 ("Pinocchio") e MO.1.01.04M ("Sunshine"), têm, respectivamente 3,3 m e 3,7 m de comprimento, pesando 173 kg e 217 kg, conseguindo cobrir, num disparo de salva completa com as suas cargas termobáricas (geradoras de diferença de pressão seguida de deflagração incendiária), uma área-alvo muito alargada. O TOS-1A é tipicamente acompanhado por 2 viaturas de recarregamento, TZM-T, equipadas com grua e, cada uma, com dois contentores de 24 foguetes.

O Batalhão "Vostok" foi estabelecido originalmente, a 9 de Maio de 2014, como parte das forças separatistas-independentistas da autoproclamada República Popular de Donetsk (DPR / DNR, "Donetskaya Narodnaya Respublika"; "Доне́цкая Наро́дная Респу́блика", ДНР), Pró-Federação Russa. Desde Setembro de 2022, e já com a designação de Brigada, após a declaração de anexação da República Popular de Donetsk por parte da Federação Russa, esta unidade passou a assumir a designação de 114.ª Brigada Motorizada Independente da Guarda, número 08818 ("114-я отдельная гвардейская мотострелковая Енакиевско-Дунайская бригада", 114 омсбр) das Forças Russas.

Foto a partir de vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации




Emblema, de 2014, do Batalhão "Vostok" ("батальона 'Восток' ")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA