OPERAÇÕES ESPECIAIS NAVAIS UCRANIANAS COM LANÇA-GRANADAS AUTOMÁTICO EM EMBARCAÇÃO RIBEIRINHA


Ucrânia
Janeiro de 2024

Lança-granadas automático de 40mm, Mark 19, à vante de uma embarcação de uso costeiro-ribeirinho, afectos ao 73.º Centro de Operações Especiais Navais ("73-й морський центр спеціальних операцій", 73 МЦСпО, unidade n.º А3199) das Forças Armadas da Ucrânia. O lança-granadas está equipado com apontador iluminador laser L3 Harris ATPIAL-C, instalado junto da alça de mira (ajustável) na lateral superior da arma. Esta unidade das Forças de Operações Especiais ucranianas, fundada em 1992, com a alcunha de "Ilha", tem a sua base histórica em Ochakiv ("Оча́ків"), a meia distância entre Kherson e Odesa, sobre o Mar Negro.

O Mark 19, de fabrico norte-americano, é um lança-granadas automático de 40 mm, com um cadência de tiro de 325 a 375 munições por minuto (na prática entre 40 a 60 por minuto, tendo em conta recarga e ciclos máximos de segurança). Tem um alcance operacional efectivo de 1 500 metros (e um alcance máximo de 2 100 metros). A arma tem um peso de 32,5 kg descarregada e sem acessórios. Podendo ser usado em campo sobre um tripé, o Mark 19 é usado, com frequência, como neste registo, em plataformas sobre viaturas ou embarcações.

É municiado por fitas de 32 ou 48 granadas (pesando, respectivamente, 19 e 27 kgs), em calibre 40x53mm. Existem diferentes tipologias de munição, compreendendo alto-explosivo, termobáricas, "airburst", anti-pessoal, fumo, sinalização e iluminação.

Foto via 73 МЦСпО

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA