MILITAR PORTUGUÊS TREINA NA ROMÉNIA COM ARMA POLACA


Cincu, Transilvânia, Roménia
Dezembro de 2023

Militar português, da 4.ª Força Nacional Destacada para a Roménia (4FNDROU), dispara espingarda automática Beryl Modelo 96, versão C (2009), de produção polaca, em calibre 5.56x45mm NATO, fabricada pela Fabryka Broni (FB) "Łucznik" – Radom, parte do grupo polaco Zbrojeniowa SA, aqui equipada com mira óptica EOS 512 (holográfica) e "foregrip", em treino de tiro conjunto com Forças Polacas, na 2.ª quinzena de Dezembro de 2023, em Cincu, na Roménia, no decurso do exercício multinacional "EAGLE SPEARHEAD". Cincu dista 280 km da fronteira do rio Danúbio, a Leste, com a Ucrânia.

Este exercício, que decorreu de 18 de Dezembro de 2023 a 6 de Janeiro de 2024, envolveu as forças destacadas da França, Bélgica, Luxemburgo, Portugal e Polónia, em contexto NATO e no âmbito das respectivas "enhanced Vigilance Activities" na Roménia. Tiveram lugar manobras com carros de combate e viaturas blindadas, treino de combate em trincheiras, operação de "drones" de reconhecimento e treino conjunto com interoperabilidade de equipamento e armamento entre diferentes nacionalidades.

A Força Portuguesa, constituída por 2 centenas de militares do Exército, Marinha e Força Aérea, está no Teatro de Operações da Roménia desde a última semana de Novembro de 2023, integrando a missão das "enhanced Vigilance Activities" da NATO para aquele flanco leste da Europa - que faz fronteira, a Norte e a Leste, ao longo de 649 km com a Ucrânia. A missão desta Força Portuguesa tem uma duração de 6 meses, prolongando-se até finais de Maio de 2024.

Foto por Marcin Palka | Força Destacada da Polónia | NATO Headquarters Multinational Division South East: HQ MNDSE

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA