"GREEN BERETS" EM EXERCÍCIO DE TRANSPORTE EM MERGULHO


Fort Campbell, Kentucky, EUA
9 de Setembro de 2022

Exercício, em contexto de re-certificação de mergulho, de métodos de transporte subsuperfície e de desenvolvimento de soluções adptativas face a desafios operacionais, por parte dos "Green Berets" ("Boinas Verdes") do 5.º Grupo de Forças Especiais (Aerotransportadas), 5 SFG(A), alcunhados de "The Legion" ("A Legião"), do Exército dos Estados Unidos, na região de Fort Campbell, Estado do Kentucky, EUA, a 9 de Setembro de 2022. Na foto podemos acompanhar o transporte de duas armas anti-carro de 84mm, M136 AT4, com recurso a uma maca de campanha tirando partido das correias da mesma para segurar o material.

De notar, no militar à esquerda na foto, o padrão de camuflado das calças, correspondente ao padrão "Tiger Stripe" ("Riscas de Tigre") usado em serviço pela primeira vez pelos "Green Berets", SEALS e outras unidades de elite das Forças dos Estados Unidos a partir de 1962-1963 no Teatro de Operações do Vietname, replicando o uso original pelas Forças Armadas do Vietname do Sul ("Army of the Republic of Vietnam", ARVN) que, por sua vez, derivava do "Tenue Leopard" das Forças Francesas (Legião Estrangeira e Aerotransportados).

O M136 AT4 é uma arma anti-carro, não guiada e de uso único, construída nos EUA pela Alliant Techsystems Inc. (ATK), com mais de 300 000 unidades já entregues, sob licença do fabricante original sueco, a Saab Bofors Dynamics, desenhado pela também sueca Förenade Fabriksverken. Cada lançador tem um massa de cerca de 7 kg com um comprimento de 102 cm, projectando, a 290 m/s, uma carga de 84mm de diâmetro, com uma ogiva de 440 gramas de alto explosivo anti-carro, com um alcance operacional máximo entre os 300 e os 500 metros.

Foto por Taylor Shaffer | Exército dos Estados Unidos ("U.S. Army")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124