"DESTROYER" BRITÂNICO NO MAR-VERMELHO USA PLATAFORMA DE DEFESA ANTI-AÉREA "SEA VIPER" CONTRA ATAQUE DE DRONE


Sul do Mar Vermelho
27 de Janeiro de 2024

Vista do centro de comando de operações do HMS "Diamond" (D34), um "destroyer" da classe "Type 45" da Marinha do Reino Unido, com a guarnição com equipamentos de protecção individual em condição de combate, durante a resposta com a plataforma de mísseis de defesa anti-aérea PAAMS "Sea Viper" face ao ataque sobre este navio, no Sul do Mar Vermelho, de um "drone" lançado pelo "Movimento Houthi", a partir do Ocidente do Iémen, a 27 de Janeiro de 2024. Na foto, ao centro, de costas para a camara, com as mãos sobre a cintura, está o Capitão-de-Fragata (OF-4) Peter Evans, comandante do HMS "Diamond".

A plataforma PAAMS ("Principal Anti-Air Missile System") "Sea Viper", desenvolvida por um consórcio envolvendo França, Itália e o Reino Unido, usa mísseis Aster 15, de curto alcance (até 30km), e Aster 30, de longo alcance (até 120 km), que voam, respectivamente, a Mach 3 e a Mach 4,5 , guiados por inércia e por radar activo, armados com uma ogiva de 15 kg de alto explosivo de fragmentação, detonada por espoleta de proximidade, projectando fragmentos num raio letal de 2 metros.

O HMS "Diamond" tem como função principal a defesa anti-aérea da frota em que esteja inserido, sendo um dos meios de escolta afectos para acompanhar os "Carrier Task Groups" dos dois porta-aviões da classe "Queen Elizabeth" da Marinha do Reino-Unido. Partiu da Base Naval de Portsmouth, no Sul de Inglaterra, em finais de Novembro de 2023, com uma guarnição de 200 elementos sob o comando do Capitão-de-Fragata (OF-4) Peter Evans, destacado para a Operação "Kipion" que o Reino-Unido mantém, desde 2011, no Teatro de Operações do Golfo Pérsico, Mar Vermelho e Oceano Índico.

O HMS "Diamond", ao serviço da "Royal Navy" desde 6 de Maio de 2011 (número de amura D34 e referência de convés de voo DM), o terceiro dos 6 "destroyers" da classe "Type 45", desloca 8 000 toneladas, com um comprimento de 152,4 metros, com uma boca de 21,2 metros e um calado de 7,4 metros. Tem uma velocidade máxima superior a 30 nós e alcance de mais de 13 000 km.

Está armado com uma plataforma de defesa anti-aérea "Sea Viper" assente num lançador vertical Sylver contendo 48 células que podem receber uma combinação de mísseis das tipologias Aster 15 e Aster 30; 2 plataformas quádruplas de mísseis anti-navio RGM-84 "Harpoon"; 1 peça BAE Mk.8 de 114mm; 2 canhões automáticos Oerlikon de 30mm (DS30B); 2 plataformas CIWS "Phalanx" Mk.15 de 20mm (em cada um dos bordos); 2 "Miniguns" M134; 6 metralhadoras de 7,62mm. Possui convés de voo e hangar onde pode equipar dois helicópteros Lynx HMA8 / Wildcat HMA2 ou um Westland Merlin, armados com mísseis anti-navio ou torpedos anti-submarinos.

Foto por Chris Sellars | Marinha do Reino Unido | MoD UK | Crown



Vista a partir da ponte de comando do disparo de míssil do sistema "Sea Viper" a partir de uma das células da plataforma de lançamento vertical (VLS) do "destroyer" HMS "Diamond" (D34). 27Jan2024. Fotos por Chris Sellars | Marinha do Reino Unido | MoD UK | Crown

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA