F-16 TREINA MISSÕES DE COMBATE EM CONTEXTO DE AGILIDADE NA COREIA DO SUL
Kunsan, Coreia do Sul
19 de Janeiro de 2024Um F-16 C Block 40H "Fighting Falcon" (WP, AF 89150) afecto à 35.ª Esquadra de Caças da Força Aérea dos Estados Unidos, descola da Base Aérea de Kadena, na Coreia do Sul, a 19 de Janeiro de 2024, no contexto de uma missão de treino "ACE" ("Agile Combat Employment") - uma manobra operacional, reactiva ou pró-activa, visando, garantindo resiliência, gerar capacidade de combate perante ameaças requerendo agilidade de tempos e meios de resposta. Situada na costa ocidental da península coreana, a Base Aérea de Kunsan dista cerca de 230 km da fronteira com a Coreia do Norte e menos de 700 km de Shangai, na China.
Este F-16 está armado, nos extremos das asas, com 2 mísseis ar-ar AIM-120 AMRAAM e, sob a a asa esquerda, com um míssil ar-ar AIM-9 "Sidewinder". Sob a asa direita podemos observar um "pod" Cubic Defense P5 CTS / TCTS ("Combat Training System / Tactical Combat Training System") que lhe permite interoperação ACMI ("Air Combat Maneuvering Instrumentation"), em contexto de plataformas de simulação de combate, com o F-35 "Lightning II". Sob a secção central da fuselagem conta com um "pod" Lockheed Martin Sniper ATP ("Advanced Targeting Pod") para gestão avançada de alvos. Está ainda equipado com 2 depósitos suplementares de combustível.
Estas missões "ACE" são executadas em articulação com as forças a operar a partir da Base Aérea de Kadena, na costa ocidental do Japão, a cerca de 1 100 km a Sul, e, por sua vez, a cerca de 630 km a Leste de Taiwan.
Foto por Sargento Samuel Earick | Força Aérea dos Estados Unidos
Comentários