"GROWLER" DESCOLA DE PORTA-AVIÕES NORTE-AMERICANO RUMO A ATAQUE SOBRE O IÉMEN


Sul do Mar-Vermelho
22 de Janeiro de 2024

Aeronave EA-18G "Growler" (502) da 130.ª Esquadra de Ataque Electrónico (VAQ-130) da Marinha dos Estados Unidos, alcunhados de "Zappers", prestes a descolar com apoio de catapulta do convés de voo do porta-aviões nuclear USS Dwight D. Eisenhower (CVN-69), classe Nimitz, no Sul do Mar-Vermelho, na noite de 22 para 23 de Janeiro de 2024, em missão de ataque a sistemas de radar, plataformas de defesa anti-aérea, e instalações de armazenamento e lançamento de mísseis e "drones" do "Movimento Houthi" no Oeste do Iémen.

Este "Growler", a variante de guerra electrónica da plaforma F/A-18 "Super Hornet", está aqui equipado, na extremidade da asa, com "pod" de contra-medidas electrónicas AN/ALQ-218, seguido de míssil anti-radar AGM88E AARGM e de um "pod" de recolha e interferência de sinais AN/ALQ-99 (ICAP III), seguido de um depósito de combustível suplementar. Simetricamente, a mesma configuração de armamento e equipamento constará da asa na posição oposta deste "Growler".

O "pod" AN/ALQ-99 (ICAP III), permite, de forma automática ou manual, a recolha de informação electrónica (SIGINT, "Signals Intelligence") bem como a interferência rádio com sinais identificados (em 10 bandas, dos 64 MHz aos 20 GHz), cruzando com as capacidades coordenadas de "jamming" do "pod" AN/ALQ-218 colocado no extremo da asa. Na extremidade frontal do AN/ALQ-99 (ICAP III) podemos distinguir 4 pequenas pás de hélice - trata-se de uma turbina eólica (RAT, "Ram Air Turbine"T) destinada a gerar energia para a alimentação do mesmo.

O míssil AGM88E AARGM ("Advanced Anti-Radiation Guided Missile"), ao serviço desde 2012, tem um comprimento de 4,17 metros e um diâmetro de 25,4 cm, com uma massa total de 361 kg. Voa a uma velocidade superior a Mach 2 , armado com uma ogiva de 68 kg, WAU-7/B, de alto-explosivo de fragmentação, sendo guiado por inércia e por navegação via satélite, com orientação a fontes emissoras de sinal de radar / rádio multi-espectro.

O presente ataque, conduzido por Forças Norte-Americanas e Britânicas, e na sequência de vários outros decorridos desde 12 de Janeiro de 2024, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/01/super-hornet-descola-de-porta-avioes.html , visa impedir a continuação dos ataques conduzidos, desde Novembro de 2023, pelo "Movimento Houthi", de abordagem e com recurso a mísseis e "drones", contra meios navais mercantes internacionais em trânsito no Mar-Vermelho.

As forças Ansar Allah ("أَنْصَار ٱللَّٰه", "Apoiantes de Deus"), conhecidas popularmente por "Movimento Houthi", com origens na década de 1990, levaram a efeito uma grande ofensiva militar em 2014, tomando a capital Sanaa, e derrubando o governo central do Iémen, liderado por Abdrabbuh Mansur Hadi ("عبدربه منصور هادي"). Tem lugar, em 2015, uma contra-intervenção militar, apoiada pela Arábia Saudita, visando a reposição do governo e a contenção do "Movimento Houthi". Esta intervenção não alcançou os seus objectivos, estando o Iémen numa situação de impasse e de conflito aberto, mantendo-se o controlo da capital e da parte ocidental do Iémen por parte do "Movimento Houthi".

Foto EA-18G "Growler" (502) a partir de vídeo via US CENTCOM (Comando dos Estados Unidos para a Região Central). Foto com detalhe do especialista apoio operações sobre convés de voo por Kaitlin Watt via US CENTCOM. Composição e edição por "Espada & Escudo"





Emblema da 130.ª Esquadra de Ataque Electrónico (VAQ 130) da Marinha dos Estados Unidos, alcunhados de "Zappers"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124