MÍSSIL BALÍSTICO TÁCTICO NORTE-COREANO EM USO SOBRE A UCRÂNIA
Kharviv, Ucrânia
2 de Janeiro de 2024Míssil balístico táctico de fabrico norte-coreano, KN-23 Hwasong-11Ga, disparado pelas Forças Armadas da Federação Russa em ataque sobre a segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv ("Харків"), na região Nordeste do País, a cerca de 35 km da fronteira a Norte com a Federação Russa, a 2 de Janeiro de 2024.
Os vários segmentos e componentes recuperados deste míssil balístico foram fotografados em detalhe, a 6 de Janeiro de 2024, e tornados públicos - tendo sido possível a sua identificação face a imagens recentes, da Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA) publicadas pelo "The Pyongyang Times", aquando da visita a uma unidade fabril de produção de mísseis tácticos, a 11 e 12 de Agosto de 2023, por Kim Jong Un, Secretário-Geral do Partido dos Trabalhadores da Coreia e Presidente da República Popular Democrática da Coreia.
O líder norte-coreano estava acompanhado neste visita, entre outros, por Jo Chun Ryong (alto responsável da unidade de produção de munições e armamento) e Kim Jong Sik (cientista aeroespacial e um dos altos responsáveis por programas de armamento, mísseis e iniciativas espaciais).
O míssil balístico KN-23 Hwasong-11Ga ("화성-11가》형"), desenhado pela Coreia da Norte em 2018, inspirado na plataforma Iskander-M de origem soviética, tem uma massa total de 3,4 toneladas, um comprimento de 9.8 metros, um diâmetro de 90 a 110 cm, e transportando uma ogiva de 500 kg. Propulsionado por um motor alimentado por combustível sólido, trata-se de um míssil balístico táctico, de curto alcance, com navegação por inércia e possivelmente com apoio de satélite, capaz de voar a uma altitude de até 60 km, com um alcance operacional de 600 a 800 km.
Foto na Ucrânia por Vyacheslav Mavrychev ("В'ячеслав Мавричев") de 06Jan2024 via "Суспільне Харків". Foto na Coreia do Norte por KCNA ("Korean Central News Agency") via "The Pyongyang Times" de 11-12Ago2023
Comentários