M1 "ABRAMS" COM BLINDAGEM REACTIVA NA UCRÂNIA
Ucrânia
Janeiro de 2024Carros de combate M1 A1SA "Abrams", ao serviço das Forças Armadas da Ucrânia, em Janeiro de 2024, numa zona de preparação e formação ("staging") no Teatro de Operações da Ucrânia, equipados com blocos de blindagem reactiva M-19 ARAT ("Abrams Reactive Armor Tile") aplicados nas "saias" na lateral do chassis.
Fabricados pela norte-americana Ensign-Bickford Aerospace and Defense (EBAD), os blocos M-19 correspondem a uma camada de material reactivo (explosivo) entre duas placas metálicas, destinados a provocar a detonação prematura de cargas anti-carro. Estes blocos estão ao serviço do Exército dos EUA desde 2006, podendo ser aplicados nas saias laterais do chassis e em redor da torre, tendo sido concebidos originalmente em resposta às ameaças de cenário urbano enfrentadas pelos carros de combate dos EUA no Iraque.
Em Janeiro de 2023 o EUA comunicaram a decisão de cedência de 31 unidades do carro de combate M1 A1SA "Abrams" à Ucrânia. Estas 3 dezenas de unidades foram entregues em meados de Outubro de 2023, após instrução, formação e treino dos militares ucranianos, prestada por militares dos EUA na Alemanha.
Fotos a partir de vídeo via OSINT
Comentários