OS "CYBORGS" UCRANIANOS
Aeroporto Internacional de Donetsk
Outubro de 2014Durante a guerra no leste da Ucrânia, que colocou em confronto forças da Ucrânia contra forças separatistas de Donetsk e forças Russas, o aeroporto Internacional Serhiy Prokofiev, em Donetsk, foi alvo de intensos combates, dando origem ao que historicamente ficou conhecido como a Primeira e a Segunda Batalha do Aeroporto de Donestsk. Compreendendo, na Primeira Batalha, o período entre 26 e 27 de Maio de 2014 e, na Segunda Batalha, um primeiro período entre Setembro e Outubro de 2014, um impasse entre Novembro e Dezembro de 2014, e um confronto final, que levou à retirada das forças Ucranianas em Janeiro de 2015, e com a total destruição daquela infra-estrutura.
No decurso dos intensos combates pelo controlo do aeroporto, que envolveram o recurso a carros de combate, viaturas blindadas e artilharia, bem com o uso de explosivos no interior das infra-estruturas, as unidades de defesa das forças Ucranianas, pela sua resiliência, foram apelidadas pelos seus opositores de "Cyborgs" ("кіборг" em Ucraniano)
Esta designação aplicou-se a operacionais e sub-unidades das forças Ucranianas como o 3.º Regimento "Spetsnaz", a 93.ª Brigada Mecanizada, a 79.ª Brigada Aerotransportada, ou a 17.ª Brigada Blindada (entre outras), bem como a unidades de voluntários.
Na foto, de Outubro de 2014, temos um "Cyborg" ucraniano a recolher lança-granadas foguete anti-carro RPG-26 - que chegaram através de uma missão de reabastecimento aos elementos em defesa do aeroporto. Rapidamente, todas estas movimentações resultariam em tiroteio com os separatistas pró-Russos de Donetsk. Cerca de 1 mês depois desta foto, este mesmo "Cyborg" viria a morrer em combate.
Foto por Sergei L. Loiko
Comentários