"COMANDOS" EM EXERCÍCIO
Campo de Tiro de Alcochete
2021Operacionais dos "Comandos", unidade de operações especiais do Exército Português, sob comando do Coronel Eduardo Manuel Vieira Pombo, inseridos na Brigada de Reacção Rápida (BrigRR), equipados com espingardas automáticas FN SCAR-L, com miras ópticas, no calibre 5.56×45mm NATO, fabricadas pela FN Herstal (Bélgica), ao serviço desde 2020.
Em primeiro plano temos uma Viatura Blindada de Rodas (VBR), em configuração de Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP), Pandur II 8x8, ao serviço desde 2009, fabricada pela Steyr-Daimler-Puch Spezialfahrzeuge (Aústria), com uma capacidade máxima de transporte, além dos 2 tripulantes, de 12 operacionais. Em segundo plano temos uma Viatura Táctica Ligeira Blindada (VTLB), URO VAMTAC ST5, ao serviço desde 2020, fabricada pela UROVESA (Espanha).
Os "Comandos" portugueses têm como grito de guerra uma expressão oriunda de uma tribo bantu do sul de Angola, que usavam na cerimónia ritualizada de entrada dos homens na vida adulta, antes de iniciarem a caçada ao leão, "Mama Sumae!" ("Aqui estamos, prontos para o sacrifício!") e como lema "Audaces Fortuna Juvat" ("A sorte protege os audazes").
Foto via Exército de Portugal
Comentários