"ESCORPIÕES" HOLANDESES NO MALI


Mali
2014

Em 2014, no Mali, as Nações Unidas, no âmbito da "MINUSMA" ("Mission multidimensionnelle intégrée des Nations unies pour la stabilisation au Mali"), formaram uma unidade de "intelligence", a "All Sources Information Fusion Unit" (ASIFU), coordenada pelo Coronel holandês Tony Keijsers, com um efectivo de 230 elementos.

Aos "Scorpion" ("Escorpiões") do 1 (NLD) "Special Operations Land Task Group " (SOLTG), constituídos por 70 operacionais dos KCT -"Korps Commandotroepen" ("Corpo de Tropas Comando"), uma unidade de operações especiais do Exército da Holanda, foi entregue a missão de reconhecimento operacional e acções de campo para aquela unidade.

Os SOLTG "Scorpions" operaram articulados com os quatro helicópteros de ataque Boeing AH-64D 'Apache' e os três helicópteros Boeing CH-47 Chinook de transporte da Força Aérea Holandesa também afectos ao âmbito da "MINUSMA".

Em primeiro plano uma Suzuki King Quad 750 AXI, com um "sniper" dos KCT, com a sua espingarda de precisão Barrett M82A1, em calibre .50 BMG, e, em segundo plano, uma viatura táctica "VECTOR", construída sob requisito dos KCT pelo fabricante holandês Defenture, equipada com uma metralhadora pesada Browning M2 em calibre .50 BMG e uma metralhadora ligeira FN MAG em calibre 7.62×51mm NATO, dotada de soluções modulares de protecção balística e de equipamento especializado de comunicações e interferência rádio. Pode ser transportada pelo Boeing CH-47 Chinook - quer no compartimento de carga quer via guincho exterior.

Foto via KCT | Ministerie van Defense (NL)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA