"LEOPARDO" ALEMÃO NA NEVE DA LITUÂNIA


Lituânia
Dezembro de 2021

No âmbito do NATO "enhanced Forward Presence (eFP) Battle Group", um carro de combate Leopard 2A6, do "Panzerbataillon 414" (414.º Batalhão Blindado), parte da "43. Mechanisierten Brigade" (43.ª Brigada Mecanizada") da "1. Panzer Division" (1.ª Divisão Blindada) do Exército Alemão, a operar na neve da Lituânia em finais de 2021.

O Leopard 2A6 é um carro de combate de fabrico alemão (pela Krauss-Maffei-Wegmann), de 62 toneladas, equipado com uma peça Rheinmetall de 120 mm L/55, estando dotado de blindagem de terceira geração com materiais compósitos, sendo operado por 4 tripulantes. O "Panzerbataillon 414" é uma unidade fundada em 2015, estando sediada em Lohheide, na Baixa Saxónia, a cerca de 230 Km a Oeste de Berlim. É comandado actualmente pelo Tenente-Coronel Hagen Hubert Ruppelt, que assumiu, a 10 de Agosto de 2021, também o comando deste mesmo "Battle Group" da NATO na Lituânia.

O Exército Português tem, desde 2009, carros de combate Leopard 2A6 afectos à Brigada Mecanizada (BrigMec), sediada em Santa Margarida (Constância, Santarém) e comandada actualmente pelo Brigadeiro-General Valente Marques. Foram adquiridas 37 unidades (mais 2 unidades adicionais, uma adaptada para a instrução de condução e outra como parte de "spares").

Foto via NATO eFP Battle Group Lithuania

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"