"METEORITO" - ENGENHARIA DE COMBATE RUSSA


Voronezh, Rússia 21 de Janeiro de 2022

Um exercício de sapadores e engenharia de combate das forças armadas da Rússia, envolvendo mais de 500 operacionais e 30 viaturas, várias delas especializadas, realizado em Janeiro de 2022 na região de Voronezh, junto ao rio do mesmo nome e um afluente do Don, a cerca de 450 Km a Sul de Moscovo. As unidades envolvidas tinham por missão enfrentar um cenário de exercício onde teriam de, na sequência de uma missão de reconhecimento, dominar uma posição protegida por minas, com cursos de água ou desníveis a requerer pontes de campanha, bem como enfrentar oposição activa de operacionais inimigos no terreno.


No vídeo podemos ver, além de um carro de combate T-72B3 (com equipamento frontal de remoção de barreiras) e da viatura blindada de rodas 8x8 BTR-82A, a operação do veículo especializado em limpeza de campos minados, o UR-77 "Meteorite" (também conhecido por "Dragão Gorynych" ou simplesmente "Dragão"), que está equipado com um lançador que, com um alcance de 90 metros, dispara uma carga explosiva com dois segmentos condutores - que permitem, pela propagação e vibração da explosão, criar toda uma onda de choque que irá destruir as minas ou engenhos explosivos improvisados em tal ponto e em tal faixa. O "Meteorite" é também usado de forma ofensiva em cenários de guerra urbana. Está documentado o seu uso na primeira e segunda guerras da Chechénia, na Guerra em Donbas, na Segunda Batalha do Aeroporto de Donetsk e na intervenção na Guerra Civil na Síria.
Podemos ainda ver neste vídeo, a operação de um TMM-3M2 ("Tyazhelyy Mekhanizirovannyy Most", "Ponte Pesada Mecanizada") que, baseado num camião Kamaz-53501 ("Мустанг", "Mustang") de 3 eixos e de 10 toneladas, possui uma ponte articulada de aproximadamente 10 metros, operando em grupos de mais unidades (até 4), podendo as diferentes secções serem interligadas.
Vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas