COM O ALASKA "À VISTA"


Península de Chukotka, Rússia
24 de Setembro de 2021

O "Kondopoga" (027), um navio de desembarque da classe "Ropucha" (Proj. 775) da marinha Russa, afecto à Frota do Norte, foi construído em 1976 na Polónia, nos estaleiros Stocznia Północna em Gdańsk. Tem capacidade de acesso de carga e descarga pela proa e pela popa, com sistema de meias portas e rampa basculante, com uma àrea de 630 metros quadrados de espaço de carga interior, que pode compreender 450 toneladas de carga ou até 25 viaturas blindadas de transporte de pessoal. Foram comissionados, de 1975 a 1991, um total de 28 destes navios - dos quais estão, na Frota do Norte, activas 4 unidades (a par de outros meios congéneres de construção mais recente, como seja 2 unidades da classe "Ivan Green," Proj. 11711, de 2018 e 2020).


Transportando e desembarcando infantaria naval em viaturas blindadas anfíbias 8x8 de transporte de pessoal, BTR-82A integradas com suporte logístico de viaturas de lagarta de transporte articulado de carga Vityaz DT-10/DT-20/DT-30, decorreram em Setembro 2021 exercícios de desembarque (com manobras de assegurar testa de ponte, reconhecimento progressivo, exploração de sucesso e fogo-real) na Península de Chukotka - documentando este video, precisamente, a aproximação à costa do navio "Kondopoga" (027) onde se faziam transportar estes meios para ali os desembarcar. Os mesmos estavam afectos à 61.ª Brigada de Infantaria Naval (# 38643), com as suas características marcas com o desenho de um urso polar, cujo desenrolar no terreno, em torno de Ureliki, e exercícios de fogo real aqui podemos também acompanhar.
Esta península, localizada na parte mais a Este da Federação Russa, sujeita a condições climatéricas muito austeras e com a menor densidade populacional do planeta, dista, na sua parte mais extrema, atravessando o estreito de Bering, apenas cerca de 55 milhas (menos de 90 Km) do Alaska (EUA).
Video via Ministério da Defesa da Federação Russa


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA